Hub de hidrogênio verde terá investimentos de R$ 5,4 bilhões

 






O hub de hidrogênio verde ficará localizado no Complexo do Pecém  (Foto: Complexo do Pecém / Divulgação)
O hub de hidrogênio verde ficará localizado no Complexo do Pecém (Foto: Complexo do Pecém / Divulgação)

O governador Camilo Santana assinou nesta sexta-feira, 19, protocolo de intenções com a empresa australiana EnergyX para montar uma planta de hidrogênio verde no Complexo do Pecém. O investimento é na ordem de R$ 5,4 bilhões. Também firmou parceria com o próprio porto, a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) para viabilizar uma estruturação da cadeia produtiva do setor no Estado. A ideia é que a partir desta planta o Ceará possa ser um hub do combustível para vários outros países.


O hidrogênio, apesar de ser o elemento abundante na natureza, não é encontrado em seu estado puro. Ele é considerado verde quando o seu processo de separação é todo feito a partir de fontes de energia renováveis.


No caso do projeto cearense, deve ser montado no Complexo do Pecém uma planta de eletrólise que vai usar como insumos a energia eólica e solar. O método utiliza corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água.


"É a única energia verde que pode ser transportada. E com o potencial que temos no Estado podemos transportar essa tecnologia para o mundo inteiro. O objetivo é transformar o Ceará em um grande hub de hidrogênio verde. Nós estamos aqui dando o pontapé inicial para um momento que considero histórico para o Ceará", afirmou o governador 

Na ocasião, também foi firmado parceria para criação de um grupo de trabalho com o Complexo do Pecém, a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) para viabilizar a estruturação da cadeia produtiva do hidrogênio no Estado. 

      o Povo 

Postar um comentário

0 Comentários