Prefeitura e Exército se reúnem para tratar da qualidade da água dos carros-pipas de Tauá

 








A prefeita Patrícia Aguiar se reuniu nesta segunda-feira (25) com o comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão Luciano Guilherme, para tratar da qualidade da água dos carros-pipas que abastecem as comunidades de Tauá. Desde o ano passado havia reclamações sobre a água fornecida que, segundo as comunidades, seria salobra.

Durante a audiência, o responsável pela operação Carro-Pipa no Ceará, Cel. André Cunha, explicou o funcionamento e destacou a preocupação em fornecer água de qualidade para a população. Para isso, a cada mês são realizados exames para comprovar a potabilidade da água. 

Sobre a qualidade da água fornecida para Tauá, ele ressaltou que o poço Mogno, que está abastecendo o município, apresentou laudo, válido para o mês de janeiro, que atesta que a água está própria para o consumo. 

Quanto a mudança de manancial, Cel. André esclareceu que a mudança de poço de Pio IX, no Piauí, para o Mogno, no Ceará, foi feita diretamente pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). Mesmo com os laudos que atestam a potabilidade da água, o Escritório da Operação Carro-Pipa da Organização Militar Executora (OME) fará apuração no local por meio de equipes de fiscalização. 

“Essa reunião foi bastante esclarecedora e vimos a boa-vontade do Exército em garantir água de qualidade para Tauá. Vamos nos reunir com as equipes locais para resolver essa questão que tanto aflige os tauaenses”, disse a Prefeita Patrícia. A audiência foi acompanhada por Coronel Benício. 

A Operação Carro-Pipa é uma cooperação técnica e financeira entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional e da Defesa, com o objetivo a realizar ações complementares de apoio as atividades de distribuição de água potável às populações atingidas por estiagem e seca na região do semiárido nordestino e região norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Novo laudo sobre a potabilidade da água

A Prefeita Patrícia Aguiar disse ao Blog do Wilrismar na noite de hoje(25), que já determinou a realização de exames da água do poço situado no município de Aiuaba. "O NUTEC, órgão do Governo do Estado que atua nessa área irá fazer teste de salinidade da água", disse, acrescentando que "se for o caso, o Dep. Domingos Neto irá tratar o assunto direto com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, em Brasília", completou a Prefeita.

Câmara aprova pedido de suspensão do abastecimento

Na sessão de hoje(25), da Câmara Municipal de Tauá, os vereadores aprovaram um Requerimento de autoria do vereador Argintino Filho, pedindo a suspensão da Operação Pipa no Município devido a qualidade de água, que seria bastante salgada e imprópria para o consumo humano.


Wilrismar Holanda 

Postar um comentário

0 Comentários