Live esclarece aspectos da vacinação contra a Covid-19 para profissionais da Atenção Primária

 











A vacina chegou, e agora? Partindo dessa questão, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizará uma webconferência na próxima quarta-feira, 27, para discutir algumas das principais dúvidas, tanto dos profissionais da saúde quanto da população cearense, acerca do processo de vacinação no Estado. A transmissão ao vivo ocorrerá no canal da ESP/CE no Youtube, a partir das 15 horas.

A live terá como foco o repasse de algumas orientações sobre o papel dos Agentes Comunitários de Saúde e das equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde. O encontro contará com a participação do médico de família e comunidade Roberto Ribeiro Maranhão e terá mediação de Mara Pinheiro, enfermeira da Estratégia Saúde da Família, e de Rebeca Barbosa, enfermeira da Saúde da Família e Comunidade.

A webconferência funcionará como um “tira-dúvidas” a respeito dos imunizantes e também abordará toda a dinâmica do trabalho que será realizado pelas equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF) no contexto da vacinação contra a Covid-19 no Ceará.

Campanha de vacinação

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), é o responsável pelo repasse de doses a todos os 184 municípios para a imunização, que ocorre em diferentes etapas.

A logística da vacinação fica sob responsabilidade de cada cidade. A primeira fase da campanha contempla trabalhadores da saúde, idosos a partir de 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (em instituições de longa permanência), pessoas com deficiência institucionalizadas e população indígena aldeada em terras demarcadas.

Apesar de o início da vacinação já estar em curso no Ceará e no Brasil, a população deve manter todos os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus. Usar máscara corretamente, lavar as mãos com água e sabão, bem como álcool 70%, evitar tocar olhos, boca e nariz, e manter a distância mínima de um metro e meio de outras pessoas são importantes medidas de proteção contra a doença

Postar um comentário

0 Comentários