Vazamento de senha do Ministério da Saúde expõe dados de 16 mi de pacientes de covid

 Ministerio-da-Saude-e-TCU-vao-analisar-os-servicos-de-saude

Cerca de 16 milhões de brasileiros que tiveram diagnóstico suspeito ou confirmado de covid-19 ficaram com seus dados pessoais e médicos expostos na internet durante quase um mês por causa de um vazamento de senhas de sistemas do Ministério da Saúde.

Entre as pessoas que tiveram a privacidade violada, com exposição de informações como CPF, endereço, telefone e doenças pré-existentes, estão o presidente Jair Bolsonaro e familiares; o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello; outros seis titulares de ministérios, como Onyx Lorenzoni e Damares Alves; o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e mais 16 governadores, além dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

A exposição de dados não foi causada por ataque hacker nem por falha de segurança do sistema. Eles ficaram abertos para consulta após um funcionário do Hospital Albert Einstein divulgar uma lista com usuários e senhas que davam acesso aos bancos de dados de pessoas testadas, diagnosticadas e internadas por covid nos 27 Estados. Conforme o Einstein, o hospital tem acesso aos dados porque está trabalhando em um projeto com o ministério.

O vazamento foi revelado pelo jornal ‘O Estado de S. Paulo’, que apurou que as senhas permitiam acesso a dados de milhares de pessoas em todo o país. As senhas permitiam acesso a dados como CPF, endereço, telefone e doenças pré-existentes.


( CEARÁ AGORA) 

Postar um comentário

0 Comentários