TRE mantém candidatura de Glêdson e o confirma como prefeito eleito de Juazeiro do Norte

 

1_1_gledson_juazeiro_do_norte_14077193-14137600
CANDIDATO pelo Podemos, Bezerra foi venceu em Juazeiro do Norte com 38,18% dos votos. (Foto: Tiago Souza / Divulgação)

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) decidiu por maioria de votos (5 a 1) manter a legalidade da candidatura de Glêdson Bezerra (Podemos) como prefeito de Juazeiro do Norte. O processo foi encaminhado para o pleno do TRE-CE, onde a corte, composta por sete juízes eleitorais, entre eles, desembargadores e representante da Procuradoria Regional Eleitoral, votaram o processo. 

O prefeito agora poderá ser declarado eleito e diplomado no próximo dia 18 de dezembro. Glêdson venceu a eleição para prefeito de Juazeiro do Norte, recebendo 50.715 votos (38,18% do total) mas não foi eleito. A candidatura foi indeferida na semana da eleição pela juíza Kamile Moreira Castro, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por ausência de desincompatibilização do cargo de inspetor da Polícia Civil. 

Mesmo com manifestação judicial de manutenção da impugnação, a defesa representada pelo advogado Doriam Lucena alegou que o documento de desincompatibilização apresentado nos autos (pedido de afastamento há 3 meses da data da eleição), comprovaria o afastamento do servidor público e que o mesmo já havia sido aceito anteriormente apresentado por Glêdson para concorrer as eleições de 2018 como candidato a deputado estadual naquele pleito.



A votação com ampla maioria de votos favoráveis foi pelo deferimento da candidatura. A tese foi aceita pelos desembargadores Inácio Cortez, Roberto Viana, Eduardo Scorsafava, Dadiv Sombra e André Ponte Barbosa. O único voto contrário foi da relatora Kamile Castro. Como o representante da Procuradoria Geral Eleitoral (PGE), já havia se pronunciados nos autos favorável ao deferimento da candidatura, não cabe recurso ao TSE. 

A posse no cargo será dia 1º de janeiro de 2021. Segundo informações do TRE, Glêdson prestou plantão na Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte em agosto de 2020, um mês após pedir afastamento do cargo. A decisão que indeferiu sua candidatura afirma ainda que a solicitação de afastamento foi feita ao delegado regional, quando deveria ter sido encaminhada à Secretaria da Segurança Pública.

Nas eleições do município deste ano, o prefeito e candidato à reeleição Arnon Bezerra (PTB) ficou na segunda colocação com 48.079 votos (36,2%). Depois veio candidato Nelinho (PSDB), com 25.114 votos (18,91%), Ana Paula Cruz (PSB) com 5.100 (3,84%) e Demountiex (Psol) com 3.816 votos (2,87%).

( O povo) 

Postar um comentário

0 Comentários