Repovoamento de açudes e boas chuvas no Ceará podem assegurar safra recorde de peixes

 pesca



A expectativa de agricultores e de técnicos do governo estadual é de boas chuvas em 2021, mesmo ainda sem previsões dos meteorologistas. Acreditando em um cenário favorável, até o fim deste ano 5,2 milhões de alevinos serão colocados em mais de 500 pequenos e médios açudes públicos e comunitários. O programa de peixamento dos reservatórios visa garantir segurança alimentar para 60 mil famílias ribeirinhas no interior cearense.
Se as boas chuvas esperadas ocorrerem para aumento do nível dos açudes, a safra estimada de 2021 é de mais de 2,5 mil toneladas de pescado, segundo previsão da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDAA), que há quatro anos vem intensificando o repovoamento dos reservatórios no sertão do Ceará. Em 2020, foi de duas mil toneladas.
Na última semana, ocorreu a segunda etapa de peixamento em seis açudes do município de Cedro, na região Centro-Sul do Ceará. As comunidades de Agrovila, Barreiros, Angico, Juá, Buraco d’Água, Saco da Telha e Marrecas foram beneficiadas com a colocação de 80 mil alevinos das espécies tilápia e curimatã. Em março passado, já haviam sido entregues 150 mil peixinhos.
O titular da SDAA, De Assis Diniz, participou do evento em Cedro e explicou que é preciso ocorrer o repovoamento “antes do período chuvoso para que os peixes cresçam e cheguem ao tamanho e peso ideais para o consumo com a cheia dos açudes na próxima quadra chuvosa”.
A SDA informou que neste ano serão distribuídos 5,2 milhões de alevinos das espécies mais comuns e apreciadas pelo sertanejo.

Postar um comentário

0 Comentários