Relógio da Coluna da Hora já está montado e funcionando em Juazeiro do Norte

 

A Direção de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte informa que o histórico relógio localizado na coluna da Hora da Praça Padre Cícero, teve a sua reforma concluída e já está montado e funcionando. Entretanto, o mecanismo encontra-se em período de observação por parte do mestre relojoeiro, que está executando o ajuste fino da máquina, um procedimento padrão, e que visa o funcionamento ideal do relógio.
Ele é um dos únicos do mundo que representa as fases da lua. A Coluna da Hora fez parte da última etapa de reforma da Praça Padre Cícero, dentro de um complexo de ações desenvolvidas, que inclui desde a reforma da área, com a recuperação do seu traçado original, a inserção do piso intertravado em seu entorno, obras de drenagem, paisagismo e jardinagem.
O objetivo foi resgatar esse importante equipamento, nos moldes artesanais, além da restauração da estátua do Padre Cícero em tamanho original, que fica à frente da coluna. O monumento foi inaugurado pelo próprio sacerdote.
Foram instalados também totens e, nos próximos dias, serão afixadas placas, que fazem parte do projeto inicial, voltados para a educação patrimonial com textos históricos e informativos sobre o desenvolvimento da praça, da parte urbana, do paisagístico. Aborda ainda a arte de fabricar relógio em Juazeiro do Norte, focando no Mestre Pelúsio e sobre a estátua em bronze do Padre Cícero, inaugurada em 1925, pelo próprio sacerdote, além dos casarões no entorno da praça.



46525904005924848033

Postar um comentário

0 Comentários