Professor da URCA é considerado um dos mais influentes do mundo por publicação científica

 



Prof.%2BHenrique%2BDouglas%2B%25281%2529%2B%25281%2529                                          



O Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Henrique Douglas Melo Coutinho, do Departamento de Química Biológica, foi listado como uma dos 160 mil pesquisadores mais influentes do mundo e está entre os 2% principais pesquisadores da área de Química Medicinal e Biomolecular. Esse resultado foi divulgado após análise de 7 milhões de pesquisadores listados em bases de dados como a Web of Science e Scopus, pelo artigo open access publicado na Plos Biology (Updated science-wide author databases of standardized citation indicators. DOI:https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3000918).

Publicações

Publicado anualmente, o banco de dados atualizado de cientistas traz dois rankings: um apresentando o impacto do pesquisador ao longo da carreira e outro para um único ano (2019). O Professor Henrique Dougas está nas duas listas, divulgadas em outubro, figurando na lista dos 3% mais influentes do mundo ao longo da carreira e entre os 2% mais influentes do mundo em 2019.

De acordo com o estudo, as métricas de citação são amplamente utilizadas e foi criado um banco de dados disponível ao público de quase 160 mil cientistas de ponta, que fornece informações padronizadas sobre citações, índice h, índice hm ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto. Dados separados são mostrados para impacto ao longo da carreira e ano único.

“São fornecidas métricas com e sem autocitações e proporção de citações para artigos citados. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos. Os percentis específicos de campo e subcampo também são fornecidos para todos os cientistas que publicaram pelo menos cinco artigos. Os dados ao longo da carreira são atualizados até o final de 2019”, explica o artigo da Plos Biology.

Reconhecimento

O Professor é Pesquisador nível 2 do CNPq, Coordenador do Laboratório de Microbiologia e Biologia Molecular (LMBM) e do Programa de Pós-Graduação em Química Biológica (PPQB). O resultado, além de um reconhecimento do trabalho do pesquisador, é uma demonstração clara do potencial e do compromisso do corpo docente da URCA em realizar pesquisa e capacitação de material humano de qualidade, contribuindo grandemente para o desenvolvimento do Estado do Ceará e da região do Cariri.

O Professor Henrique Douglas explica que mesmo sendo uma forma de identificar, através de avaliação das métricas, a produção científica e a importância de um determinado pesquisador no campo acadêmico, da ciência e tecnologia mundial, não entrou no primeiro ranking em 2018, o primeiro a realizar esse tipo de levantamento. Com essas mesmas metodologias, em alguns aspectos aprimoradas, o banco de dados passou a ser atualizado anualmente.

Fortalecimento da pesquisa na URCA

O levantamento é baseado na quantidade de vezes que o trabalho do pesquisador é citado ou interfere nas pesquisas de outras pessoas ao longo da sua vida. Segundo o docente, é importante destacar o trabalho que vem sendo realizado na URCA e o apoio à pesquisa com os alunos, o que mostra esse potencial no Estado, principalmente do interior do Ceará.  Para o Professor, isso mostra exatamente a pujança da pesquisa na URCA e a força desse trabalho desenvolvido no Laboratório de Microbiologia e Biologia Molecular do Departamento de Química Biológica, através do Programa de Pós-graduação em Química Biológica.

Conforme análise do pesquisador, estar entre os mais influentes demonstra que a URCA está cada vez mais amadurecendo e ampliado o seu potencial de desenvolvimento de pesquisas de qualidade no interior do Estado e no Nordeste. “Existem nove pesquisadores do Estado do Ceará e os outros oito são da Universidade Federal do Ceará (UFC) para se ter uma ideia da importância dessa lista”, diz ele. O seu nome é o único fora da instituição federal que figura no ranking do Estado.

Postar um comentário

0 Comentários