Pau-de-arara das romarias de Juazeiro é tema de E-book de advogado caririense

 capa_up


                                                 Foto > Divulgação 


O advogado Mauro Cordeiro, 29 anos, irá lançar uma publicação digital dedicada a abordar sobre o famoso transporte que já foi tão comum durante as várias romaria de Juazeiro do Norte: o pau-de-arara. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Paraíso (UniFAP), com formação livre em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia da Diocese de Crato (IFDT), ele está lançando o e-book: “Uma fé sobre rodas: ensaio sobre caminhão Pau-de-Arara, Romarias e Juazeiro do Norte”, que conta com 69 páginas e é fruto de anos de estudo do pesquisador e jurista.

O lançamento do E-book está previsto para este sábado (28), às 20h30, dentro da programação dos 150 anos da Ordenação de Padre Cícero. Este será disponibilizado 100% digital no site da Editora Inovar, de forma gratuita, além de contar com edição especial para Kindle e-reader, pela Amazon.

Obra

WhatsApp-Image-2020-11-25-at-11.32.56-250x300
Crédito: Divulgação

Apesar de ser um livro escrito por um jovem advogado, ele não é uma obra jurídica, mas aborda implicações sociais, religiosas e políticas.

“Como operador do direito me incomoda o fato do caminhão Pau-de-arara, algo tão antigo e que fez a história do Nordeste e do Brasil ter sido proibido. É um artefato importante para a construção do Cariri e do Nordeste, e deve ser preservado”, explicou. O autor estreante, nascido e criado em Juazeiro do Norte, é verdadeiro entusiasta por sua cidade e curioso sobre assuntos como o Milagre da Hóstia, Romarias e Padre Cicero.

Quem for ler o e-book, vai encontrar essa discussão, elaborada em camadas. Ele começa com exposições simples, conduzindo o leitor às reflexões mais complexas, a partir da ótica das Ciências Jurídicas, chamando a atenção para as romarias.

O autor tem uma intimidade particular com o assunto desde a infância. Tem estreita relação familiar com a artista plástica Assunção Gonçalves (in memoriam), que conheceu o Padre Cícero e foi a responsável por incentivar Mauro a conhecer mais sobre a religiosidade romeira. Ele teve a oportunidade também de estar próximo do Monsenhor Murilo de Sá Barreto (in memoriam), que foi responsável em fortalecer as romarias.

O Pau-de-Arara é um veículo utilizado por todos os nordestinos, sendo citado inclusive na música de Raimundo Fagner “Último Pau-de-Arara”. Para o romeiro, o meio de transporte é considerado um “santuário à quatro rodas”.

Serviço

Lançamento do e-book: “Uma fé sobre rodas: ensaio sobre caminhão Pau-de-Arara, Romarias e Juazeiro do Norte”
Data: 28 de Novembro de 2020
Horário: A partir das 20h30
Local: Transmissão ao vivo pela TV Web Mãe das Dores 


( Badalo) 

Postar um comentário

0 Comentários