quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Jaguaribe recebe a 46ª base do Raio do Ceará

 

Jaguaribe-recebe-a-46a-base-do-Raio-do-Ceara-4-600x400

O governador do Ceará, Camilo Santana, entregou na tarde desta quarta-feira (11), a 46ª base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), na cidade de Jaguaribe. A solenidade virtual ocorreu com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron; o comandante geral da PM, Márcio de Oliveira; o comandante do CPRaio, Roberto Ribeiro; além de outras autoridades.

“Nós temos 2.428 policiais militares só do Raio no Ceará. São 82 viaturas e mais de 1.500 motocicletas. Lembrando que o compromisso que eu assumi no meu governo, no meu primeiro mandato, era implantar bases do Raio em todos os municípios acima de 50 mil habitantes e cumprimos. Agora, nesse segundo mandato, é montar bases em todas as cidades acima de 30 mil habitantes”, destacou o chefe do Executivo estadual em sua fala. A base de Jaguaribe contará com 29 PMs, 12 motos e duas viaturas. Ela funcionará 24 horas em todos os dias da semana e foi construída em parceria com a Prefeitura.

Camilo aproveitou para falar sobre a atuação ostensiva do CPRaio, especialmente na conhecida “política de combate à mobilidade do crime”, que ocorre em conjunto com o sistema de videomonitoramento e a utilização de inteligências artificiais desenvolvidas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. “O envolvimento do Raio tem sido fundamental na política combate à mobilidade do crime, com o Spia, com o videomonitoramento, por meio de câmeras que temos colocado em todos esses municípios. Portanto, hoje, entregaremos a base do Raio lá de Jaguaribe. Lembrando que na Região Metropolitana, nós temos 11 bases. Além disso, são mais 34 bases espalhadas pelo interior”, disse.

Jaguaribe-recebe-a-46a-base-do-Raio-do-Ceara-2-600x400

No total, a interiorização do CPRaio é oriunda de um investimento realizado pelo Governo do Ceará. No total, foram mais de R$ 83 milhões aplicados à segurança pública cearense. O governador anunciou ainda que em breve, o município também contará com o sistema de videomonitoramento da SSPDS. Atualmente, o Estado possui mais de 3.300 câmeras interligadas. “Lembrando que é uma sede própria, 24 horas presente. E nesse momento, nós estamos implantando o Raio, mas em breve, implantaremos o sistema de videomonitoramento, com uma base fixa para dar mais segurança à população”, revelou.

Em sua fala, Sandro Caron expressou a gratidão ao governador Camilo Santana pelos investimentos aplicados à segurança pública durante a sua gestão. “Mais uma vez, deixo nossa palavra de agradecimento por todo o investimento na Segurança Pública no Ceará. Por todo o apoio que sempre traz para as demandas que a segurança pública leva ao senhor e pela sensibilidade. E mais uma vez aqui, governador, o senhor mostra extremo empenho e preocupação, dessa vez com a população de Jaguaribe”, disse.

Jaguaribe-recebe-a-46a-base-do-Raio-do-Ceara-3-600x400

Formação

Com uma formação que inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais, os “raianos” são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar com mais facilidade ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático.

Jaguaribe-recebe-a-46a-base-do-Raio-do-Ceara-1-600x400

Interiorização

O processo de interiorização do Raio iniciou em 2015, com a instalação de batalhões responsáveis por centralizar as ações em nove grandes regiões do Estado. Neste sentido, receberam unidades as cidades de Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro Sul), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).

Na segunda etapa de interiorização, as bases foram implantadas nas cidades com mais de 50 mil habitantes. Nesta fase, foram implantados os batalhões de Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Crato, Eusébio, Acaraú, Aracati, Beberibe, Horizonte, Aquiraz, Cascavel, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Icó, Mombaça, Granja, São Benedito, Camocim, Brejo Santo, Pacajus, Pacatuba, Santa Quitéria, Baturité, Tianguá, Barbalha, Itapajé, Boa Viagem, Parambu, São Gonçalo do Amarante, Lavras da Mangabeira, Viçosa do Ceará, Trairi, Acopiara, Itarema e Jaguaribe. Ou seja, o Raio opera hoje em todos os municípios mais populosos do Estado.

quadro-raio-11_nov_2020-600x513

Nenhum comentário:

Postar um comentário