Eleições 2020: 20 urnas com problemas técnicos já foram trocadas no Ceará; 13 só em Fortaleza

 50429036346_a9271a4327_o-14064152


As urnas com problemas foram substituídas (Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)

De acordo com o levantamento mais recente realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), às 10h30min, neste domingo, 15, foram efetuadas as trocas de 20 urnas eletrônicas em todo o Ceará. Ao todo, 39 urnas apresentaram problemas, 13 delas em Fortaleza. Conforme o órgão, o principal motivo de troca está relacionado a problemas com a impressora do dispositivo. Não houve registro de crime eleitoral até o fechamento do último boletim.

"A urna sofre um deslocamento até chegar ao local de votação. No sábado, nós fazemos um teste de véspera, mas ainda assim pode acontecer dela ter problemas de descolamento da impressora. Mas, a troca é muito fácil, temos mais 2.000 urnas reservas em todo o Estado justamente para trocar, caso seja necessário", afirma Edna Saboia, coordenadora de eleições do TRE-CE.  

No dia das eleições, antes do início das votações, é realizada a impressão da zerésima, documento que comprova que cada urna usada no pleito tem zero voto, além de contar com registro de todos os candidatos em disputa. Caso o dispositivo eleitoral não imprima o comprovante, é imediatamente trocado por outro aparelho. De acordo com Edna Saboia, o balanço é positivo até o momento.  

(o povo).

Postar um comentário

0 Comentários