quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Das cidades do Cariri, apenas Brejo Santo e Jati elegeram mulheres nas eleições de 2020

 WhatsApp%2BImage%2B2020-11-18%2Bat%2B10.02.16


Dos 29 municípios do Cariri Cearense apenas Brejo Santo e Jati elegeram mulheres para ocupar o cargo de prefeito. Em Brejo Santo Gislaine Landim-PDT, venceu com 61,72% dos votos válidos. Já em Jati a candidata Monica Mariano-PSD venceu com 71,39% dos votos válidos.


No Estado do Ceará dos 184 municípios, apenas 28 elegeram mulheres no primeiro turno são eles: Acaraú, Apuiarés, Barreira, Beberibe, Brejo Santo, Caridade, Catunda, Graça, Granja, Guaiúba, Guaramiranga, Hidrolândia, Ibaratema, Icó, Irauçuba, Itapajé, Jati, Madalena, Massapê, Nova Russas, Ocara, Paraipaba, Paramoti, Pires Ferreira, Quiterianópolis, Sonópole,Tauá eTururu.


De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Brasil neste primeiro turno apenas 12% dos prefeitos eleitos são mulheres. 


Projeto #ParticipaMulher 

Com a baixa representatividade feminina na política brasileira o Tribunal Superior Eleitoral criou o projeto #ParticipaMulher para promover o engajamento e incentivar o protagonismo feminino na política. A página na internet dessa campanha permanente da Justiça Eleitoral reúne informações sobre a história do voto feminino, as primeiras mulheres a conquistar espaços de relevância no meio político e notícias que abordam a atualidade dessa participação. Para acessar o site do projeto clique aqui. 


tse 

Nenhum comentário:

Postar um comentário