Com coral itinerante e 14 apresentações virtuais, veja programação do Ceará Natal de Luz 2020

 

natal-de-luz-g1


natal-de-luz-g1

O tradicional coral de crianças dará lugar a um espetáculo itinerante do Coral da Luz, que irá percorrer a capital em caminhão iluminado — Foto: Thiago Gadelha

Com o tema “Seja amor, seja luz”, o Ceará Natal de Luz deste ano realiza mudanças para manter viva a tradição das apresentações natalinas no Estado, iniciando já no próximo dia 30 e seguindo até 23 de dezembro. Ao invés da característica apresentação na Praça do Ferreira, a 24ª edição do evento contará com a espetáculo itinerante do Coral da Luz, que irá percorrer a capital em caminhão iluminado. Além disso, também terá 14 produções virtuais, divulgadas na plataforma Youtube.

A abertura ocorrerá no Cineteatro São Luiz, às 20h45, e será veiculada de forma remota no canal oficial do Youtube. Neste primeiro dia haverá o musical do grupo teatral Asterisco, apresentações do Coral da Luz, assim como a presença de sanfoneiros, compositores e cantores como Waldonys, Ítalo Poeta, Roberta Fiúza e Ana Ruth. A presença do Papai Noel terá uso de tecnologia e efeitos especiais.

Ao longo do evento, os 14 espetáculos ocorrerão espalhados ao longo de distintos espaços culturais de Fortaleza, como Cineteatro São Luiz, o Theatro José de Alencar (TJA), a Praça José de Alencar, a Praça Portugal, o Espigão da Praia de Iracema, o Teatro Edisca e a CDL de Fortaleza. Neste ano, o TJA receberá a apresentação do Ceará Natal de Luz pela primeira vez.



Dentre os eventos haverá shows com artistas da música popular, orquestras, cameratas, tenores e bandas juvenis de música erudita. Nenhum espaço terá livre acesso ao público, podendo ser acompanhado de casa.


Mudanças

Apesar da pandemia, o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, compartilha o desejo de manter a celebração da fraternidade, paz e amor e atingir um público ainda maior. “Na Praça, outrora, nós tínhamos em torno de 70, 80 mil pessoas e agora teremos centenas de milhares de pessoas que poderão participar, comungar, com nosso natal de luz”, diz.

O coral infantil será itinerante e usará caminhão reforçado para atender os meninos e meninas cantores, percorrendo pelo menos 16 rotas na Capital.

Já os elementos e a iluminação do evento são inspirados em traços dos artistas Mino Castelo Branco e Espedito Seleiro, decorando órgãos, entidades e prédios públicos da capital, como o Paço Municipal, o Palácio da Abolição, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza e a Universidade de Fortaleza (Unifor). Praças como Luíza Távora, José de Alencar e Ferreira também serão decoradas.

As árvores de rede também serão montadas, com a cor branca devido ao tema amor e luz. “A rede é acolhedora. É nossa, é cearense”, comenta Assis. Os símbolos natalinos construídos nas Praças do Ferreira (25 metros de altura), no Centro, e Portugal (36 metros de altura), na Aldeota, são formados por mais de 200 redes cada.



Transmissões

  • 30 de novembro: abertura no Cineteatro São Luiz, a partir das 20h45, disponível de forma online
  • Quartas-feiras às 20h45
  • Sextas-feiras às 20h
  • Sábados às 18h
  • Domingos às 19h

Operação

O Natal de Luz do Ceará terá 173 policiais militares atuando no centro da cidade para garantir a segurança e evitar aglomerações, entre as avenidas Duque de Caxias, Leste Oeste, Imperador e Dom Manuel, conforme o coordenador de operações da Polícia Militar, coronel George Benício. “Nesse quadrilátero vamos estar atuando com vários processos de policiamento: motocicletas, bicicletas, policiamento a pé e viaturas”, aponta o coronel.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) também atuará no apoio da atividade itinerante do coral. Segundo o responsável pela fiscalização e operação na AMC, André Luiz Barcelos, o órgão tem participado com a vistoria, a definição das rotas e ajudará no acompanhamento da apresentação.

“O grande objetivo da AMC é garantir o uso do solo da forma adequada, haverá um monitoramento dessas áreas de estacionamento. E vai ter prioridade aquelas pessoas que têm dificuldade de locomoção”, aponta André.

Parceria

O Ceará Natal de Luz 2020 é realizado pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social da CDL de Fortaleza, e pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A Prefeitura de Fortaleza também apoia a realização, por meio da Secretaria Municipal de Governo, do Governo do Estado do Ceará, da Assembleia Legislativa do Ceará e da Câmara Municipal de Fortaleza.

Empresas e instituições patrocinam e apoiam o evento, como o Sesi/Fiec, Café Santa Clara, Casa Pio, Newland, Unimed Fortaleza, Normatel, Enel, Indaiá, Esmaltec, Nacional Gás, Zenir e Banco do Nordeste, Faculdade CDL, o Sindiônibus e o Sistema Verdes Mares. 


G1 CE 

Postar um comentário

0 Comentários