Alunos do IFCE DE Crateús curso de Química são finalistas em prêmio nacional

 38b6a58c-f42f-42d4-918d-e29be69216e3

Alunos comemoram premiação

Alunos do curso técnico integrado em Química do IFCE campus de Crateús tiveram trabalho selecionado para a etapa final da 7ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã. O prêmio é promovido pela Samsung e tem como objetivo incentivar projetos de investigação, experimentação científica e tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O resultado da etapa final será divulgado no dia 19 de novembro e os ganhadores serão escolhidos por júri popular, em votação pública de 12 a 18 de novembro.

O projeto dos estudante de Crateús é orientado pelo professor Raimundo Nonato Lima Júnior, coordenador do curso técnico integrado em Química. Com o título “Uso de quitosana como biocoagulante para o tratamento de águas de alta turbidez”, o trabalho foi destaque em outros eventos, tendo recebido menção honrosa na 3ª Feira de Ciências do Agreste Pernambucano e credenciais, no mesmo evento, para participação na 4ª Feira Mineira de Iniciação Científica, que ocorre entre os dias 7 e 12 de dezembro de 2020.

O professor Nonato Júnior avalia a participação dos alunos como positiva para seu desenvolvimento. O coordenador defende a importância do estímulo à pesquisa: “Mesmo nesse período de pandemia temos conseguido desenvolver trabalhos práticos, atividades de laboratório e de pesquisa”. Para ele, a construção do projeto tem favorecido também o processo de socialização dos alunos, o que tem trazido resultados importantes na formação desses estudantes.

Equipe vitoriosa

O estudante Pedro Henrique de Souza Lima conta que sua participação no Prêmio Respostas para o Amanhã proporcionou ter novas experiências, adquirir conhecimento e conhecer pessoas interessantes. “Estar nessa final foi uma experiência muito marcante para mim”, ele relata. “A sensação de ver o nome da nossa equipe na final foi maravilhosa”.

Francisca Flaviana de Moura Sousa também agradece a oportunidade de participar. “Com o nosso trabalho, aprendi a ter mais responsabilidade, respeito e empatia, poder compartilhar conhecimentos e valorizar cada vez o espaço no qual eu estudo”, disse. Flaviana destaca ainda razões para o sucesso: “Nosso trabalho em equipe, a parceria e, claro, a paciência foram fundamentais para ter chegado onde estamos”.

Gratidão também é o sentimento manifestado por Bruno Palhano Ximenes. “Graças a esse projeto, a gente pôde particicipar de experiências incríveis, como o Prêmio Respostas para o Amanhã”. Para ele, está sendo uma experiência muito rica de aprendizado.

Prêmio Respostas para o Amanhã

O Prêmio Respostas para o Amanhã é uma iniciativa da Samsung, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec Educação). A premiação, de abrangência nacional, busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica eu tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas.

Postar um comentário

0 Comentários