Moradores da região do Maciço de Baturité relatam grande explosão e tremor nesta manhã

 

1_apa1-13552340
Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité (Foto: DIVULGAÇÃO)



O dia amanheceu tenso para os moradores da região do Maciço de Baturité, que registraram por volta das 7 horas uma grande explosão. O barulho foi ouvido, segundo relatos,  nos municípios de Redenção, Baturité, Guaramiranga e em outros cinco municípios.

De acordo com o tenente Eduardo Fidelis Dutra, do Corpo de Bombeiros da região, apesar dos inúmeros relatos, nenhum chamado oficial foi feito. “Estamos recebendo várias ligações de que algo caiu, mas não tivemos mais informações. Não fomos acionados, somente relatos de que algo foi visto”, comenta. As pessoas falam na possibilidade de meteoro ou terremoto. 



A mesma foto desse post no Twitter foi usada no dia 13 de março de 2017 para registrar um rastro de fogo que iluminou o céu de Santa Maria, Rio Grande do Sul. 

Repercussão online:

“Foi audível e perceptível o tremor após o barulho”, disse Tiago Araújo, pelo Instagram. No mesmo aplicativo outras pessoas relataram o que viram. “Eu estou aqui em Guaramiranga, foi verdade tremor foi grande!”, disse Julis Santos. “Sou de Canindé e escutei o barulho”, comentou Gabriel Sales. “Sou de Redenção e senti a terra tremer!”, disse Sidney Campos. “Estou em Guaramiranga e ouvi o barulho! Foi assustador. A casa tremeu toda”, disse Priscila Rebouças. “O box do meu banheiro tremeu que eu me assustei”, comentou Mita Uerba. “Sou de Baturité, só escutei o barulho e não senti a terra tremer”, falou Liete Soares.

"Não foi tremor de terra. Isso é uma certeza. Já vasculhamos com todas as estações sismográficas que temos e não foi registrado nenhum tremor”, disse Professor Brandão, responsável pela sismografia na Defesa Civil do Estado. “Sobre especulações não temos novidades, não sabemos a origem da explosão. Não sabemos o que aconteceu. A queda de avião também foi descartada. Meteoro não confirmamos. Estamos trabalhando para descobrir para ver se a gente encontra alguma resposta”, explica.

De acordo com o astrônomo Dermeval Carneiro, uma equipe está sendo enviada ao local neste momento para averiguação. Ele acredita que, devido ao forte calor, os gases subterrâneos tenham gerado uma explosão. Mas só após a equipe chegar ao local essa informação será confirmada.

De acordo com a Enel, nenhuma queda de energia foi reportada na região.

 Mais informações em instantes 


o POVO 

Postar um comentário

0 Comentários