quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Hospital Padre Cícero, do Hapvida, ganha iluminação rosa neste mês.

 COMM




O mês de outubro chegou e com ele a campanha contra o câncer de mama, o mais comum entre as mulheres e o causador do maior número de mortes entre o sexo feminino. Além de obterem um tumor maligno, essas mulheres passam por diversas questões psicológicas em torno da sexualidade e da sua imagem pois, em muitos casos, existem a obrigatoriedade da remoção da mama.


O outubro rosa é um símbolo daquilo que deve ser feito, pensado e praticado o ano todo, que é a prevenção. Ter bons hábitos e prestar atenção aos sinais do corpo, podem prevenir muitas doenças. 

Segundo o INCA, ano passado mais de 60 mil mulheres foram diagnosticadas com a doença no Brasil, e em 2020, no Ceará cerca de 2.500 mulheres vão descobrir a doença até o fim do ano.

Em alusão à data, o Hospital Padre Cícero, do Hapvida, traz dicas e cuidados para evitar e tratar a doença. O hospital, assim como os demais da rede, está com iluminação rosa em alusão ao período de conscientização.

o Diretor Administrativo, José Gilberto Mendonça Filho, destaca que o autoexame é essencial na descoberta de possíveis nódulos na mama, sendo assim é importante conhecer o próprio corpo através do toque e, além do mais, é imprescindível que as mulheres estejam atentas às mudanças. “É aconselhável fazer o autoexame uma vez por mês, sendo que os momentos mais ideais são em frente ao espelho, em pé, deitada e sempre que se sentir à vontade”, disse.

Outra importante observação é com relação aos alimentos, pois ter uma alimentação equilibrada, bem como rica em frutas, legumes e verduras é muito importante. Produtos como lentilha, feijão branco e grão-de-bico são algumas leguminosas que ajudam a prevenir o surgimento de compostos cancerígenos.

Praticar atividades física é de suma importância. “Saia do sedentarismo pois os exercícios fortalecem o sistema imunológico, trazem mais disposição para o corpo e ainda mantêm a auto estima”, explica Gilberto. Em casos de resultados positivos para a doença, o apoio da família e de amigos é sempre importante. 

Com Monike 

Nenhum comentário:

Postar um comentário