Fórum Amazônia+21 debate o desenvolvimento sustentável da região

 365A5145-CF5B-471B-A462-57BA3B3C22D8






Nesta quarta-feira (14), a partir das 9h30, ocorrerá o quarto e último encontro preparatório para a edição de 2020 do Fórum Mundial Amazônia+21. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), os debates terão como tema a cultura e as demandas das cidades amazônicas e relatos sobre a geração e a gestão de negócios sustentáveis na região.

O primeiro painel começa às 9h30 e vai debater a vida na Amazônia pelo olhar de quem vive ali. Vão estar presentes o cacique Almir Narayamoga Suruí, referência global na defesa dos indígenas e da natureza, o escritor manauara Márcio Souza, autor de Mad Maria, o romance que inspirou a série de TV, e de várias outras obras sobre a região, e o geógrafo Gustavo Rangel, pesquisador da vida na Amazônia e professor do departamento de antropologia da Universidade Federal de Rondônia.

A segunda sessão tem início às 11h e vai apresentar a plataforma AmazôniAtiva, desenvolvida pelo Instituto IBVRio, associação sem fins lucrativos que incentiva e apoia negócios na Amazônia, a partir de produtos do bioma. Três cooperativas e redes que atuam na região vão compartilhar suas experiências: Rede da Floresta (RO), Saboaria Rondônia (RO), e Coopavam (MT). O painel será moderado por representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

À tarde, a partir das 14h, a conversa vai girar em torno do papel das cidades na promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia. O debate será realizado em dois blocos, o primeiro sobre cidades e desenvolvimento sustentável e o segundo sobre compromissos para o desenvolvimento urbano sustentável.

O primeiro bloco sobre cidades será moderado por Rodrigo Corradi, gerente de relações institucionais do ICLEI, uma organização internacional que reúne mais de 1,7 mil governos locais comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Participam do painel o diretor regional da ONU-Habitat para América Latina e o Caribe, Elkin Velásquez, a diretora regional do programa de segurança energética e mudanças climáticas da Fundação Konrad Adenauer, Nicole Stopfer e prefeitos de cidades amazônicas.

O segundo bloco contará com as presenças do viceministro de ordenamento ambiental do território do governo da Colômbia, Roberto Mario Esmeral Berrio, da gerente de mudança do clima e biodiversidade no ICLEI América do Sul, Sophia Picarelli, do pesquisador sênior associado da consultoria Way Carbon, Sérgio Margulis, e do secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitos, Gilberto Perre.

O Fórum Amazônia+21 é uma iniciativa para mapear perspectivas e buscar soluções para temas relacionados ao desenvolvimento da região e melhoria da qualidade de vida dos mais de 20 milhões de cidadãos que vivem na Amazônia Legal. O programa é uma realização da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Agência de Desenvolvimento de Porto Velho e Prefeitura de Porto Velho, com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Governo do Estado de Rondônia.

Postar um comentário

0 Comentários