TRE-CE lança Guia virtual da Justiça Eleitoral para jornalistas

 logo%2BTRE-CE




O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) lança nesta quarta-feira, 23/9, na sessão de julgamentos do Pleno, o Guia Virtual da Justiça Eleitoral para Jornalistas. Este ano, as informações são concentradas em um hotsite, fruto da parceria entre Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial (ASCOM), Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e Seção de Administração de Intranet e Internet (SEWEB). O guia é destinado à imprensa e tem como finalidade facilitar o trabalho dos jornalistas na obtenção de dados das Eleições 2020 e informações sobre as regras do processo eleitoral.


No hotsite, estão disponibilizados, além do organograma e da composição do TRE-CE e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dados sobre o calendário eleitoral, propaganda, horário eleitoral, pesquisas, estatísticas, entre outros temas relacionados às Eleições 2020.


A página apresenta, ainda, informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral e sobre as suas contas eleitorais e as dos partidos políticos, por meio do Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), bem como dados sobre as eleições anteriores.


No Guia, os jornalistas e pessoas interessadas no tema podem acessar o Glossário Eleitoral Brasileiro, que é constituído de termos simples e compostos, que apresentam conceitos e definições extraídos da literatura jurídico-eleitoral brasileira, referências doutrinárias, informações históricas de termos relacionados e dos sistemas e processos eleitorais brasileiros, bem como imagens e textos vinculados. Além disso, foi disponibilizado ainda um arquivo do Pequeno Dicionário Jurídico de Expressões Latinas, produzido pela professora Maria Bernadete Miranda.


Consultas às informações partidárias e os contatos importantes da Secretária e dos Cartórios Eleitorais do TRE-CE também estão concentrados no guia virtual. Ainda é possível realizar pesquisas sobre as principais alterações legislativas para as Eleições Municipais de 2020, a partir do manual "Reforma Eleitoral e Eleições 2020", elaborado pela mestra em Direito pela Universidade Federal do Ceará e servidora do TRE-CE, Juliana Costa Barboza. 


O Guia completo pode ser acessado por meio do link: https://apps.tre-ce.jus.br/tre/servicos/guia-virtual-para-jornalistas/.


TRE CE 

Postar um comentário

0 Comentários