terça-feira, 15 de setembro de 2020

Racha: membros do PT de Tauá divulgam manifesto contrário a aliança com o DEM

 


.com/proxy/



Membros do Partido dos Trabalhadores divulgaram na tarde de hoje(14), horas depois da homologação da aliança do partido com o DEM para as eleições municipais de Tauá, um manifesto em defesa dos princípios e da ética do PT.

A nota também critica a falta de discussão interna no partido sobre a política de alianças para as eleições municipais de 2020.

Veja a Nota!

MANIFESTO EM DEFESA DOS PRINCÍPIOS E DA ÉTICA DO PT

A classe trabalhadora brasileira tem vivido um período de grande desconstrução e perda de direitos, direitos esses conquistados ao longo da história do Brasil e conseguidos através de muita luta e movimentos sociais. A partir do golpe para retirar do poder central nossa presidenta Dilma, eleita pelo voto soberano da população brasileira, podemos perceber claramente, através de várias iniciativas do governo do golpista Michel Temer e continuado pelo atual governo, a implantação de projetos que tem deixado os trabalhadores e trabalhadoras sem nenhuma perspectiva de que terá um final de vida mais tranqüilo e com garantias de uma aposentadoria justa. Podemos citar como exemplos, a flexibilização dos direitos através das famigeradas reformas trabalhista e previdenciária. Tudo isso, capitaneado pelo velho MDB e principalmente pelo DEM, mais conhecido como Democratas e por nós trabalhadores como “Demo”, que a muitos anos coordena o Congresso Nacional e articula a aprovação de projetos que retira os direitos da classe trabalhadora brasileira.

Fomos surpreendidos no final de agosto para o inicio de setembro, com a notícia de que o PT-Partido dos Trabalhadores de Tauá, através de sua Comissão Executiva, havia decidido formalizar aliança com o atual Prefeito de Tauá/CE, Sr. Fred Rego, do DEM, que tem um passado recente de não cumprir compromissos e/ou acordos políticos com os grupos com os quais se aliou nas últimas eleições, tanto no grupo onde se elegeu vice-prefeito, como no grupo a quem se aliou para assumir o poder. 

Durante os últimos vinte e cinco anos, após a eleição do primeiro vereador do partido dos Trabalhadores em Tauá, Nezinho Loiola, que se manteve vereador por quatro mandados no legislativo, chegando a ser Presidente da Câmara Municipal, não presenciamos em nenhum momento, que tenha havido uma decisão coletiva relacionada à aliança municipal sem que tenha deixado de haver debates de como se daria qualquer acordo/aliança político nesse sentido.

Por isso, não aceitamos esse tipo de decisão, que foi feita sem a devida consulta a maioria dos filiados e filiadas do PT e nem ao menos justificar ao conjunto dos membros do Diretório Municipal, decisão essa, que indica como vice-prefeita na chapa encabeçada pelo Sr. Fred Rego, do DEM, a Presidente do nosso Diretório Municipal, a Sra. Maria do Socorro Almeida, que julgamos não estar credenciada para representar o PT para tal função, pois, não houve discussão suficiente para unificar o Partido dos Trabalhadores em torno da decisão tomada. 

Portanto, não concordamos com esse tipo de encaminhamento e nem com a forma como ocorreu a decisão e nos manifestamos contrário a aliança com o DEM, principalmente porque historicamente fomos orientados no PT a não se aliar a esse partido, atendendo a decisão da Comissão Executiva Nacional do PT, reunida em 07/02/2020, quando definiu que a política de alianças do partido para as eleições municipais deste ano, exclui os partidos que sustentam a política ultraneoliberal do governo Bolsonaro (DEM e PSDB) e veta composições com os partidos de extrema-direita. 

 

                                                                                                               Tauá/ CE, 14 de  Setembro de 2020

 

 

Assinam esse manifesto:                                   

Manoel Loiola de Sena
Maria Lúcia Oliveira Chaves
Francisco Marino da Silva Loiola
Kílvia Maria de Jesus Martins
Elonilson Felício de Sousa
Vanessa Loiola Maia
Roseno Gonçalves Batista
Diarlley Emanuel Lacerda de A. Loiola Sena 


Wilrismar Holanda 

Nenhum comentário:

Postar um comentário