Detran-CE fará ações virtuais e intervenções educativas durante a Semana Nacional de Trânsito

 

190824_DETRAN-IGUATU_RP1578



No período de 18 a 25 de setembro, anualmente, é realizada em todo o país a Semana Nacional de Trânsito (SNT), conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O objetivo é conscientizar todos os envolvidos, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres para a prevenção de acidentes através de ações realizadas pelos órgãos de trânsito.

O tema deste ano, definido oficialmente pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), é “Perceba o risco, proteja a vida”, o qual busca chamar a atenção sobre os perigos no trânsito, bem como outros riscos à saúde do cidadão.

Devido às medidas de distanciamento social para enfrentamento ao coronavírus, as ações realizadas pelo Detran-CE serão, em sua maioria, realizadas de forma virtual. Os educadores da Escola de Trânsito do Detran-CE realizarão 94 palestras e aulas online para crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos de escolas públicas e privadas de vários municípios do Ceará, durante todo o mês de setembro. Também será realizado o curso de Multiplicadores de Trânsito, no formato EAD – Educação à Distância, destinado aos servidores do órgão para que possam atualizar seus conhecimentos e compartilhá-los com familiares, amigos e onde desejarem.

Na programação, também está previsto um reforço na quantidade de intervenções educativas, que já são rotineiramente realizadas pelos agentes e educadores de trânsito. Em parceria com Departamentos Municipais de Trânsito (Demutrans), serão realizadas abordagens que conscientizarão os condutores para o uso de equipamentos de segurança como cinto, capacete e dispositivos de retenção para crianças. Nos cruzamentos, o alerta será dado aos pedestres para que optem sempre pela travessia segura, buscando utilizar a faixa de pedestre. Já nos terminais rodoviários de passageiros, serão realizadas mais edições da operação “Tô de Cinto, Tô Seguro”, que alerta os passageiros para a importância do uso do cinto de segurança durante todo o percurso da viagem nos ônibus intermunicipais e interestaduais.

Eventos virtuais, abertos ao público, também serão realizados através do canal oficial do Detran Ceará no Youtube. Nesta sexta-feira (18), uma transmissão ao vivo com representantes do Detran, da Polícia Rodoviária Federal e da psicóloga e especialista em saúde hospitalar, Cintia Carvalho, abordando os aspectos emocionais ligados ao trânsito marcou a abertura da Semana Nacional de Trânsito. Para o encerramento, dia 25, às 10h, uma nova transmissão, dessa vez, com o subtenente do Corpo de Bombeiros, Márcio Lemos, e agentes de trânsito do órgão explicarão o tema: “Envolvi-me em um acidente. E agora?”, dando dicas desde a sinalização da via para evitar um novo acidente, socorro das vítimas, entre outras.

Através das ações e de campanha educativa realizada nas redes sociais do Detran-CE, o órgão espera contribuir com a mudança de atitude dos cidadãos, evidenciando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor.

Postar um comentário

0 Comentários