terça-feira, 18 de agosto de 2020

Eleição 2020: juízes eleitorais podem nomear, a partir desta terça-feira, mesários e membros de mesas receptoras

  Mais uma etapa importante do calendário das eleições municipais começa a ser cumprido: a partir desta terça-feira, os juízes eleitorais de cada município já podem começar a nomear os mesários, os membros das mesas receptoras votos e de justificativas e os eleitores que atuarão como apoio logístico dos locais de votação das Eleições Municipais 2020.


                    saiba-quais-partidos-ja-definiram-apoio-para-a-disputa-pelo-governo-do-estado

(Foto: Nelson Jr./ ASICS/TSE)

O prazo para as nomeações termina no dia 16 de setembro. As novas datas previstas no Calendário Eleitoral foram pela Emenda à Constituição nº 107/2020, que adiou o pleito para 15 e 29 de novembro (1º e 2° turnos), em razão da pandemia de Covid-19.
Originalmente, as nomeações aconteceriam de 7 de julho a 5 de agosto.

De acordo com resolução do TSE, todo eleitor a partir dos 18 anos em situação regular pode ser convocado para trabalhar no dia da votação, com exceção dos
candidatos e seus parentes até o segundo grau e por afinidade.

Segundo, ainda, a legislação estão, também, impedidos de ser mesários os integrantes dos diretórios de partidos que exerçam função executiva, os agentes e
autoridades policiais, assim como os funcionários com cargos de confiança do Executivo e os que pertencem ao serviço eleitoral.


(*) Com informações do TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário