Rodrigo Maia diz que: "Nada a ver com eleição”, a saída do DEM e do MDB do Centrão

rodrigo%2Bmaia%2Bm%25C3%25A1scara

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), divulgou nesta terça-feira (28) nota em que classifica como natural a saída do DEM e do MDB do Centrão, anunciada ontem. Segundo ele, o desligamento do grupo nada tem a ver com a eleição para a presidência da Casa, marcada para fevereiro de 2021. De acordo com o deputado, a aliança partidária só ocorreu para a composição da Comissão Mista do Orçamento.

“No início de cada ano os partidos buscam se alinhar às agremiações com as quais possuem maior afinidade para alcançar uma melhor representatividade na CMO. Os blocos formados com esse propósito duram, em geral, até a publicação da composição da CMO e sua instalação. Como, em razão da pandemia, as comissões ainda não se reuniram, a existência do bloco acabou se prolongando”, disse Maia.

Ele afirma que novos blocos serão formados para a eleição da Mesa Diretora no próximo ano. “Seu desfazimento é natural, segue um padrão estabelecido pela prática congressual e nada tem a ver com a eleição para a Mesa Diretora em 2021, para a qual tradicionalmente são formados novos blocos”, afirmou.

Como mostrou o Congresso em Foco Premium ontem, a saída do MDB e do DEM do Centrão fortalece a aliança entre os dois partidos, em contraposição ao bloco que hoje apoia o presidente Jair Bolsonaro, liderado pelo deputado Arthur Lira (PP-AL).

Postar um comentário

0 Comentários