Juazeiro do Norte completa 109 anos de Emancipação Política

O Município completa 109 anos de emancipação política nesta quarta-feira, 22. A cidade que nasceu a partir de um pequeno Vilarejo, hoje prospera com o respaldo de ser referência em desenvolvimento socioeconômico em todo o Estado do Ceará


Construída com a força da fé e do trabalho, a “Terra do Padim Ciço” é hoje considerada uma das cidades mais representativas do interior do Nordeste Brasileiro. Esse reconhecimento se deu, principalmente, em razão do fenômeno das romarias que vem, a cada ano, fortalecendo o turismo, a economia e a diversidade cultural.
Esse fato, ao longo de sua história, rendeu títulos oficiais, como o de "Capital da Fé", concedido por lei estadual, por tratar-se de um dos maiores centros de peregrinação do País e o maior do Nordeste.
Feriado Municipal
Em virtude do aniversário de Emancipação Política pelos dos 109 anos de Juazeiro do Norte, a cidade conta com feriado neste dia 22 de julho, conforme lei Municipal.
O Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, destaca a importância do líder maior, Padre Cícero, fundador de Juazeiro do Norte. O chefe do executivo afirma que o Município chega aos 109 anos, comemorando grandes feitos, graças a inspiração de um homem que dedicou a sua vida aos mais humildes, criando prosperidade com crescimento e desenvolvimento. “A ele, que se dedicou tanto a esta terra, a nossa gratidão”, afirma.
Missa em Ação de Graças
A tradicional Missa em Ação de Graças acontecerá também de forma virtual, às 9 horas, através dos canais de comunicação da Basílica Mãe das Dores, da TV Padre Cícero e da TV Juazeiro do Norte e a Secretaria de Turismo e Romaria (Setur) irá promover uma roda de conversa sobre “História, Turismo e Romaria”, também através desses veículos midiáticos, das 12h às 14h.
Programação
Uma das peregrinações mais significativas de romeiros até à cidade é o dia 20 de julho, data da morte do Padre Cícero e posteriormente as comemorações de emancipação política do município (22 de julho).
Este ano, devido a pandemia do Coronavírus, as tradicionais programações em relação à essas datas sofreram alterações. Como alternativa para levar até o público visitante, em especial ao público romeiro que não pode vir a Juazeiro do Norte, um pouco da atmosfera da cidade em épocas de romaria, a Prefeitura Municipal preparou eventos virtuais com exposições, debates e mostras visuais de fácil acesso a partir de celulares, tablets, computadores e tvs, no recanto do lar de cada um, a qualquer hora.
A Secretaria de Cultura (Secult), por meio da Fundação Memorial Padre Cícero, em parceria com a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores e a Diocese de Crato, montou a I Exposição Virtual “Romarias no Memorial Padre Cícero”, com fotos e vídeos produzidos por visitantes de Juazeiro do Norte. Além disso, propondo a difusão de conteúdos nas plataformas digitais da Prefeitura, acerca das mestras e mestres de reisado, guerreiro e bacamarte do município, a Secult também preparou a I Mostra virtual Mestres da Tradição, em parceria com o Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais da Universidade Federal do Cariri (UFCA), que vai até o dia 30 de julho.

Postar um comentário

0 Comentários