Falta de insumos pode colapsar hospitais no Cariri.

Depois da adaptaĆ§Ć£o de enfermarias, leitos de UTI, aquisiĆ§Ć£o de respiradores, treinamento de equipes profissionais e da adoĆ§Ć£o protocolos ainda mais rĆ­gidos, dirigentes de hospitais da regiĆ£o do Cariri cearense estĆ£o diante de um novo e preocupante desafio: a escassez de insumos hospitalares. A informaĆ§Ć£o nos foi confirmada pelos mĆ©dicos Guilherme Sampaio e George Severo, do Hospital Santo AntĆ“nio de Barbalha e WĆ­der Landim do Hospital Geral de Brejo Santo deputado Welington Landim.

Trauma Ć© segundo maior atendimento no Hospital Regional do Cariri ...

Foto > CearĆ”. Gov. Br

O paciente da COVID-19 Ć© um paciente que requer um tempo maior de tratamento usando a ventilaĆ§Ć£o mecĆ¢nica e para isso tambĆ©m passa mais tempo dependendo de sedativos. "Ɖ um paciente que precisamos sedar, bloquear os reflexos dele pra poder ventilar corretamento seu pulmĆ£o e assim melhorar a oxigenaĆ§Ć£o". A afirmaĆ§Ć£o do Dr. George Severo reforƧa a necessidade fundamental desses insumos tĆ£o escassos atualmente. O medico afirmou ter conhecimento da situaĆ§Ć£o preocupante de hospitais como o SĆ£o Vicente, SĆ£o Camilo e demais hospitais mas, especialmente com relaĆ§Ć£o ao hospital Santo AntĆ“nio, a situaĆ§Ć£o Ć© crĆ­tica com estoque suficiente para quatro ou no mĆ”ximo sete dias, a depender da demanda e da chegada de novos pedidos que jĆ” foram feitos.

Para alĆ©m dos fĆ”rmacos, hĆ” ainda uma grande demanda por ventiladores mecĆ¢nicos, monitores, bombas de infusĆ£o tambĆ©m foram solicitados ao secretĆ”rio da SaĆŗde do Estado, Dr. Cabeto.

As medicaƧƵes sedativas e bloqueadoras musculares tambĆ©m sĆ£o utilizadas em cirurgias que necessitam de anestesia geral. Pacientes tiveram suas cirurgias eletivas adiadas, entretanto os pacientes de urgĆŖncia, emergĆŖncia e em tratamento de cĆ¢ncer, nĆ£o podem ficar sem a medicaĆ§Ć£o. 

Segundo Dr. WĆ­der Landim, essas medicaƧƵes sĆ£o extremamente importantes. "Temos ainda o suficiente para essa semana, provavelmente para a prĆ³xima, mas vai depender muito do consumo." Dr. WĆ­der disse ainda que "nĆ£o Ć© sĆ³ o hospital de Brejo Santo, nĆ£o! Ɖ o Cariri todo, inclusive o Hospital Regional do Cariri tambĆ©m tĆ” com dificuldades."  

HĆ” uma expectativa de que novos respiradores cheguem ainda esta semana em hospitais do Cariri.

 Blog do Farias JĆŗnior

Postar um comentƔrio

0 ComentƔrios