Cultura e educação: cordéis on-line da Secult Assaré são referências para projeto educacional da EEIFM Antônio Ângelo da Silva, na Serra de Santana, durante as atividades remotas.

O estabelecimento de ensino, que pertence a Rede Municipal de Educação que se encontra no aglomerado urbano de Bonita, na região da Serra de Santana, Escola Antonio Ângelo da Silva já se destaca em potencial cultural, ao realizar durante a semana que se comemora o aniversário do poeta Patativa do Assaré, o Projeto “Expo Arte - Coisas do Meu Sertão”. A ele, é introduzida a diversidade cultural do povo serrano, onde residem os próprios alunos, que sem exceção, se envolvem no projeto. O evento ocorre sempre na escola, mas este ano, o projeto saiu da Escola para ser realizado no Museu do Agricultor, ou seja, na casa onde   nasceu o poeta.

Diante deste compromisso de preservar e motivar a cultura popular, a Escola Antonio Ângelo, através do professor Aluízio Vieira Rodrigues Júnior, aproveitando a rica biblioteca de cordel da SECULT – Assaré, disponível na sua plataforma digital na Internet,   desenvolveu a sequência didática “Cordel e Intertextualidade Poética (EaD)” com alunos do 9º ano.

ASSISTA O VÍDEO DE APRESENTAÇÕES DOS ALUNOS E DAS POESIAS. 

Para o Secretário de Cultura, Turismo, Desportos e Lazer, Vavá Gois, a Escola Antonio Ângelo da Silva está cada vez mais introduzindo a cultura do povo no seu Projeto Político Pedagógico. “A cultura erudita não pode substituir a cultura popular, as duas caminham juntas. Uma pelo conhecimento adquirido pelos livros e a outra as pessoas já nascem com ela. A cultura popular produz a razão de viver na comunidade.”, Diz Vavá. E conclui: “A literatura de cordel pode se encaixar em várias disciplinas, como literatura propriamente dita, na História, Geografia e outras mais. Ao ser estudada na escola ela vai também despertar a vocação dos jovens que têm veias poéticas”, concluiu.

ACESSEM A NOSSA PLATAFORMA CORDEL ON LINE E CONFIRA OS MAIS DE 50 CORDÉIS LANÇADOS:
https://secultassareceara.blogspot.com/p/cordel-online.html?m=1

Postar um comentário

0 Comentários