Três tremores de terra são registrados no Ceará nesta segunda-feira

Localização epicentral do tremor registrado no município de Groaíras (Foto: Reprodução/LabSis)
Localização epicentral do tremor registrado no município de Groaíras (Foto: Reprodução/LabSis)
Três tremores de terra foram registrados pela rede sismográfica RSISNE (pertencente à Rede Sismográfica Brasileira) no Ceará nesta segunda-feira, 29.Os dois primeiros abalos ocorreram na região de Santana do Acaraú, um às 6h21min UTC, 3h21min no horário local, com magnitude preliminar 1.7 mR, sigla que indica a escala de magnitude regional para o Brasil, e o outro às 7h36 UTC, 4h36min, no horário local, com magnitude preliminar 1.4 mR. Por volta das 17h07min, horário local, um novo tremor foi registrado na região próxima ao município de Groaíras.
As marcações - UTC - são feitas dentro do sistema de Tempo Universal Coordenado, do inglês Coordinated Universal Time, também conhecido como tempo civil, que é o fuso horário de referência do qual se calculam todas as outras zonas horárias do mundo. Até o momento, o Laboratório Sismológico - LabSis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que opera a rede as estações da rede sismográfica, não tem conhecimento de que tenham sido sentidos pela população.
O laboratório também informou que notificou a Defesa Civil do Ceará e segue monitorando e divulgando a atividade sísmica da região Nordeste em tempo real. Segundo o geofísico do LabSis, Eduardo Menezes, o estado do Ceará é uma região sismicamente ativa e existe uma falha geológica em processo de acomodação. Conforme explica, o fenômeno ocorre naturalmente, mas em uma escala de tempo de centenas ou milhares de anos.
O tremor em Groaíras já é o segundo evento que ocorre nas proximidades no mês de junho. O primeiro ocorrido na última terça-feira, 23. A região já foi, em 1988, objeto de estudo do LabSis e possui histórico de sismicidade. Uma equipe foi até Sobral para realização de estudos,mas foi constatado que a atividade sísmica que ocorria na região tinha como epicentro o município vizinho de Groaíras.
o Povo 

Postar um comentário

0 Comentários