Professora de Cedro alerta sobre impactos ambientais no Rio Salgado em vídeos para estudantes



Foto: Marciel Bezerra


No período de pandemia, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, tem buscado formas de entreter os estudantes com temáticas que tratem da importância de preservação dos recursos naturais. Com a parceria da tecnologia e a participação de professores da rede municipal de ensino, as possibilidades se ampliam, e os resultados são os melhores.

O exemplo desse cuidado com a vida - pelo cuidado que se deve ter com a natureza - vem da professora Cícera Fernandes, das turmas do 4º e 5º anos das escolas Antônio Laurênio de Oliveira (Santo Antônio) e Deputado Obi Viana Diniz (Zona Urbana). O que ela fez foi simples, mas de muito impacto: uma caminhada às margens do Rio Salgado, no trecho onde está a comunidade de Telha. Foi logo no início da manhã - por volta de 6 horas.

Cícera abordou diversos assuntos relacionados à importância do rio para a região e para o estado do Ceará, como manancial da natureza, essa fonte de inspiração inesgotável em seu conjunto. "No trajeto que faz, o Salgado passa por outros municípios e em diversas comunidades de Cedro, atendendo as necessidades de água da população, por isso, escolhemos esse cenário", pontua Cícera Fernandes.

O prefeito Dr. Nilson Diniz congratula professores, estudantes e famílias, neste instante, unidos por uma cidade cada vez mais verde e saudável. "A ação da professora Cícera reflete a busca da Administração Municipal por medidas de alerta capazes de aprimorar o cuidado com a natureza".
Além da preservação do meio ambiente, a professora destacou no vídeo os cuidados que se deve ter durante o isolamento social, como alimentos bem lavados, a coleta de lixo para o desenvolvimento sustentável do planeta, os hábitos de higiene para uma boa saúde. 

"Falamos sobre desmatamento, pesca e o valor deste rio para as futuras gerações, os cuidados para a garantia de mais qualidade de vida para a população", ensinou Cícera Fernandes.


Ao longo da Semana...

As escolas enviaram vídeos para os estudantes com temas voltados ao meio ambiente e à pandemia do novo coronavírus, para fins de leitura e interpretação. Como feedback, os estudantes gravaram vídeos sobre temas trabalhados remotamente.

Outros estabelecimentos da rede municipal de ensino estão utilizando as redes sociais para destacar os trabalhos desenvolvidos na Semana do Meio Ambiente. A Secretária de Educação Tereza Bezerra lembra que a criatividade das escolas se faz necessário neste momento. "Estamos acompanhando cada ação. Com esse mecanismo, buscamos incentivar e gerar conteúdos educacionais para nossos estudantes".

Dia "D"

Ainda na programação, o Dia "D" do Programa Saúde na Escola (PSE-Educação) será trabalhado com foco na pergunta "Em que planeta você quer viver?" O evento tem diversas atividades, com apresentações dos estudantes, incluindo textos, frases, desenhos, pinturas, vídeos e fotos.


A programação completa você confere no site www.cedro.ce.gov.br

Postar um comentário

0 Comentários