Prefeito de Várzea Alegre defende em reunião união de estratégias na região para combater a covid-19


Numa reunião com a presença do secretário de saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), do presidente de APRECE, Dr. Nilson Diniz - prefeito de Cedro, e de mais 30 prefeitos das regiões Cariri, Centro-Sul e Vale do Salgado, foram avaliados os crescentes números de contágio da população pelo novo coronavírus, com aumento dos casos de mortes pela covid-19.

O prefeito Zé Helder pontuou as medidas adotadas em Várzea Alegre, como as recentes instalações de barreiras sanitárias nas entradas da cidade e o bloqueio das ruas do centro de Várzea Alegre para evitar aglomeração e propagação da doença entre a população. “A gente trouxe essa pauta do crescimento dos casos do novo coronavírus em todos os municípios da região, é uma curva crescente de casos positivos e de óbitos. Pedimos orientação ao secretário pra gente vê quais as medidas que deveriam ser tomadas e são essas mesmas”, disse.

Segundo o secretário, Dr. Cabeto, essa realidade de infecção de contágio em maior escala nesses municípios, a tendência natural é de aumentar.

Para Zé Helder essa é a realidade. Os casos já são de contaminação comunitária, a testagem é baixa e a doença já chegou a todos os municípios. O prefeito de Várzea Alegre pediu aumento de testes como forma de melhor controlar a doença.

Zé Helder cobrou também unificação de estratégias na região para combater a pandemia. “Todas as cidades da macrorregião têm suas características muito similares. A minha sugestão é a realização de uma reunião posterior para a tomada de decisões coletivas em nome de toda a região”, disse.

Zé destacou que Várzea Alegre já conta com 160 casos confirmado do coronavírus com 4 óbitos. “Tivemos nessa quarta-feira, mais 4 casos confirmados. Ontem foram oito casos confirmados. Ontem confirmamos o quarto óbito de uma pessoa de 41 anos de idade que deu positivo, e que apesar dos cuidados médicos, como tinha problemas de saúde preexistentes, positivou para a covid-19, o caso agravou e essa pessoa faleceu há uma semana e agora o resultado confirmou a morte por covid”, pontuou.

Para o prefeito está muito claro que a medida para combater a expansão da doença é o isolamento social. “Infelizmente essa pandemia, nós não vamos ter como nos salvar dela a não ser com as medidas de orientação que a gente tem dado todos os dias para a população. A preocupação maior é com os idosos. Eu tenho repetido isso insistentemente, né, com os idosos, com aqueles que têm algum tipo de morbidade e que fazem parte do grupo de risco. A medida mais eficiente até o momento, é o isolamento social”, alertou o prefeito.


A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna

Postar um comentário

0 Comentários