Em três meses, Mesa Brasil arrecada mais de 600 toneladas de alimentos para Ceará

Com um extenso histórico de trabalho em prol de instituições que atendem a pessoas em situações de vulnerabilidade, o Mesa Brasil Sesc intensificou suas atividades desde o início da pandemia de coronavírus no Ceará. Entre os dias 01 de março e 31 de maio, o programa arrecadou 615.252 kg de alimentos, atendendo a mais de 588 mil pessoas através de 400 instituições em 60 municípios cearenses.

 

A intensificação do trabalho deu-se num cenário de crise que extrapola o âmbito sanitário e tem implicações complexas na vida das pessoas, especialmente as mais pobres que, muitas vezes, precisam escolher entre ficar em casa para se proteger do vírus ou sair para conseguir renda e alimentação para o sustento familiar. Em Fortaleza, de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, os bairros com mais mortes ocasionadas pela covid-19 estão localizados na periferia.

Para aumentar a quantidade de doações e, consequentemente de atendidos, o Mesa Brasil contou com novos parceiros, além das empresas que já são parceiras recorrentes da iniciativa, que continuaram fazendo suas doações. Entre os novos doadores estiveram também restaurantes e lanchonetes que entregaram ao programa parte do seu estoque de insumos perecíveis, como leite, ovos, pães, carnes, legumes, frutas e verduras para o programa, evitando o desperdício e fazendo com que os itens chegassem a tempo nas mãos de quem precisa.
Solidariedade online
Uma ferramenta fundamental para que o programa alcançasse resultado tão expressivo nesse período tem sido as lives com artistas em que o público pode realizar suas doações de forma online. Nas duas primeiras edições do projeto Sintonia do Bem, que contaram com as apresentações de Waldonys, Jessier Quirino e Ana Carolina, foram arrecadados mais de 3 toneladas de alimentos apenas com esse tipo de doação, além de mais de 10 toneladas de alimentos em doações de empresas.

O cantor Wesley Safadão também promoveu uma live em prol do programa, arrecadando 199 toneladas de alimentos, além de outros materiais como produtos de higiene, álcool gel, máscaras e camas hospitalares.

Além de alimentação, o Mesa Brasil também fez chegar a diversas instituições equipamentos de proteção e outros itens essenciais no cenário atual. Entre as ações promovidas pelo programa em parceria com empresas, está a desinfecção de instituições beneficentes que cuidam de crianças e idosos e a doação de calçados especiais para profissionais de saúde em hospitais. Outras ações que tiveram como beneficiados os profissionais da saúde, como a distribuição de lanches em unidades de saúde.
Mesa Brasil
O Mesa Brasil é um programa do Sesc que atua na perspectiva da segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade e inclusão social. Presente no Ceará desde 2001, ainda com o nome “Amigos do Prato”, o programa atende no Estado mais de 430 instituições sociais, que juntas totalizam o atendimento a cerca de 280 mil pessoas, por meio de doações de alimentos e atividades educativas. Desde sua implementação, o Mesa Brasil Ceará já distribuiu mais de 49 milhões de quilos de alimentos, por meio de parceria com centenas de empresas doadoras.

Postar um comentário

0 Comentários