Pesquisadores cearenses estudam método de diagnóstico da Covid-19 através de tomografias do pulmão



Uma pesquisa conduzida no Ceará com foco na análise de tomografias computadorizadas de pulmões pode ser uma alternativa de diagnóstico da Covid-19 mesmo após o fim da pandemia.

O estudo é conduzido no Campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC) e tem como objetivo encontrar uma metodologia que permita aos médicos infectologistas e pneumologistas obter uma classificação mais precisa da Covid-19, sem que futuramente haja necessidade direta do teste em laboratório, ou que possa ajudar na confirmação em casos de redundância dos testes utilizados.
Durante a pesquisa, porém, os testes laboratoriais serão considerados para analisar o desempenho da metodologia a ser proposta. O estudo está em sua fase inicial, onde é realizado o levantamento de imagens de tomografias disponíveis em bases públicas do Brasil e do exterior.

Os pesquisadores também esperam utilizar imagens do Hospital Regional Norte, localizado em Sobral, e, para isso, aguardam a autorização dos comitês de ética em pesquisa da UFC e do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Postar um comentário

0 Comentários