Infectologista destaca cuidados e ações para enfrentar a Covid-19 no Cariri


O professor da Estácio de Juazeiro do Norte e infectologista, Pablo Pitta, tem realizado nos últimos meses cursos e capacitações relacionados ao Coronavírus, transmissor da Covid-19. 

 

A doença vem se comportando de uma forma muito singular no mundo inteiro, com uma facilidade de transmissão muito grande. Nesse momento, vários estudos estão sendo feitos relacionados à transmissão, mas não há nenhum medicamento que seja comprovadamente eficaz. Pablo Pitta destaca as ações que a Estácio vem desenvolvendo de orientação à sociedade do Cariri, além dos estudantes, professores e médicos sobre a doença.
 Segundo o médico, os profissionais que atuam na linha de frente ao combate ao vírus estão trabalhando na realização de testes com medicamentos, na tentativa de minimizar os efeitos da doença.
Porém, ele destaca a importância das pessoas continuarem seguindo as orientações relacionadas aos cuidados da higiene pessoal e distanciamento, como evitar o uso das mãos ao tossir ou espirrar, tentando, nesse caso, cobrir o rosto com a face interna do braço. Outra medida importante para evitar a disseminação do vírus é a utilização das máscaras, mesmo as de confecção caseira, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.
O médico lembra que as máscaras de confecção caseira devem ser feitas com um tecido que repele a água, com no mínimo duas camadas e uma filtrante entre as duas, e devem ser higienizadas após o uso. Pablo Pitta reforça ainda a necessidade de a população reforçar os hábitos de higienização das mãos, com água e sabão ou com a utilização de álcool em gel 70%.
Cenário epidemiológico
Para o professor e infectologista, o cenário vem demonstrando que quanto mais achatada a curva do pico epidemiológico, e isso poderá levar mais tempo com o isolamento social, menos pessoas serão infectadas e ocuparão os leitos de hospitais. Com isso, haverá maior possibilidade de tratamento. “Isso pode parecer um contrassenso, mas é uma forma de diminuir a quantidade de casos em um momento muito curto, porém aumentando o tempo da epidemia, o que dá uma folga ao sistema de saúde, para atender e recuperar os pacientes graves, e ter mais vagas para possíveis pacientes que possam vir a agravar o seu estado”, explica.
A Covid – 19 pode ter uma manifestação clínica muito ampla, desde quadros leves até praticamente sem sintomas e quadros graves, e isso está fazendo com que se possam evitar ao máximo casos graves, consequentemente reduzindo os quadros de contaminação.
Região do Cariri
No Cariri, o número de casos tem aumentado, mas ainda está abaixo em relação à Capital, Fortaleza. O médico destaca ainda o atraso na liberação dos exames. “O sistema laboratorial do serviço público está sobrecarregado”, afirma. Os últimos relatórios já somam milhares de exames no estado de pacientes suspeitos, e a liberação leva um tempo, desde o processamento da amostra, e é necessário ter um recurso para isso. Na medida que vão processando as amostras, os quadros são contabilizados.
O médico considera que número mais importante é o primeiro caso, porque a partir daí já significa que a doença está circulando e devem ser mantidas as medidas de controle e prevenção de forma mais eficaz, para que não aumente o número de casos na região.
 A Estácio tem mantido atividades que lidam direta e indiretamente com os cuidados e o controle da pandemia. As ligas acadêmicas têm feito de forma regular, com transmissões ao vivo, lives e aulas, uma série de atividades que têm trabalhado com os colaboradores e alunos, com aulas, palestras e seminários, que trabalham o conhecimento da patologia.
Além disso, algumas ligas também têm trabalhado a sensibilização da população geral, através das redes sociais, quanto ao isolamento social, distanciamento social, além de ações solidárias. Também mantém o Núcleo de Apoio Psicopedagógico em atividade para atender aos alunos que tenham dificuldade no enfrentamento da pandemia e estejam passando por algum problema. Os canais estão abertos para os alunos e colaboradores. “A gente vem tentando enfrentar essa pandemia da forma mais consciente possível, para vencer esse momento de extrema dificuldade para todo mundo, para que se consiga sair vitorioso pós esse cenário”, completa o médico e professor da Estácio.

O infectologista Pablo Pitta realizou nesta terça-feira, 19, capacitação com profissionais da rede pública de saúde da cidade do Crato, através de videoconferência, sobre Manejo Clínico para o Coronavírus.

Postar um comentário

0 Comentários