Arnon e representantes do comércio e setor produtivo debatem sobre retomada da economia em Juazeiro do Norte

Representantes dos segmentos da Indústria, Comércio, Serviços e Construção Civil de Juazeiro do Norte, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (26), com o Prefeito Arnon Bezerra, com a finalidade de dialogar sobre alternativas pautadas na questão da pandemia da Covid -19, e retomada gradativa das atividades produtivas dos setores da economia local. Para isso, a administração municipal aguarda a sinalização do Governo do Estado. O Município e o Ceará continuam em isolamento social, mediante decretos, até o próximo dia 31 de maio.

 Arnon e representantes do comércio e setor produtivo debatem sobre retomada da economia


As ações administrativas, nesse momento, conforme o Prefeito Municipal, estão sendo pautadas nas orientações científicas e em sintonia com o Governo do Estado. Ele afirmou a sua constante preocupação nesse momento, mas, acima de tudo, a manutenção dos cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar da população. O Secretário Saúde, Lucimilton Macêdo, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, expuseram orientações a serem trabalhadas, mediante conhecimento técnico e planejamento por parte dos diversos segmentos produtivos e da administração.

Ações da saúde de combate à Covid – 19

Na ocasião, o Secretário de Saúde explicou aos empresários as ações que estão sendo realizadas no âmbito da saúde com a implementação da Unidade de Suporte ao Covid – 19, com 30 leitos, que irá funcionar no prédio da UPA da Lagoa Seca. Serão 30 leitos, com 10 respiradores, a serem adquiridos com repasse da Câmara Municipal, além da compra de EPIs.

Hospital de campanha

Também será construído o Hospital de Campanha com montagem inicial de 66 leitos, podendo chegar a 120. O local irá receber 5 leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI. Os recursos para a instalação desses equipamentos serão efetivados através da administração municipal. Além desses leitos, cerca de 30 já estão em funcionamento para atendimento aos pacientes, no Hospital e Maternidade São Lucas.

O secretário ainda explicou aos empresários a destinação anunciada de mais de R$ 22 milhões a Juazeiro do Norte, pelo Governo Federal, mas que ainda não passou pela sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro. Ainda não se tem previsão de quando o Município receberá a quantia, que será se apoio ao Município nesse momento de crise, e não apenas destinado às ações de combate ao Covid – 19.

Governo do Estado anuncia abertura

Nesta terça-feira (26), além do debate proporcionados entre o Prefeito Arnon Bezerra e empresários locais, o Governo do Estado, Camilo Santana, também anunciou no final da tarde, a reabertura do comércio a partir do dia 1º de junho, na próxima segunda-feira, e que apresentará o planejamento na próxima quinta-feira, dia 28. Essa abertura acontecerá em quatro fases.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci), Michel Araújo, apresentou, na ocasião, o plano de retomada do comércio, dos serviços e da indústria, ressaltando todos os cuidados necessários. O intuito é possibilitar a segurança necessária nos diversos setores e espaços de produção a retomada com segurança, para prevenir a contaminação pelo Coronavírus. A Secretaria de Saúde inclusive se propôs a disponibilizar técnicos para orientar os segmentos nesse processo de retomada.
Durante a reunião, a professora e empresária, Marília Falcioni, representando o setor de serviços, apresentou a proposta de criação de um ‘market place’, no intuito de criar um espaço que amplie a capacidade de comercialização. A plataforma estará em estudo, para a possibilidade de execução.
O empresário que administra as Óticas Diniz em Juazeiro do Norte, Marcello Nevares, destacou que todos saíram da reunião mais fortes e coesos.
 “O poder público e o poder privado trabalhando a 4 mãos. Houve engajamento de todos os lados para que tratemos não apenas o juazeirense com todo cuidado, mas todos os caririenses que vem visitar nossa cidade”, completa.
Participaram da reunião, além dos supracitados, os empresários Patrícia Coelho, representando o setor de construção civil, através da CRC; o empresário Abelito Sampaio, do Sindindústria; Zenilda Sena, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), além dos representantes do setor público municipal.

Badalo 

Postar um comentário

0 Comentários