Cid e Eunício recebem homenagem nos 50 anos na estátua de Padre Cícero




(fonte: blogs O Povo)
Com uma programação que contempla exposições, shows artísticos, círculos de palestras e homenagens, o “Cinquentenário da Construção da Estátua do Padre Cícero” vai colocar frente a frente o senador Cid Gomes (PDT) e o ex-senador Eunício Oliveira (MDB). Desafetos políticos, os dois serão homenageados como contribuintes da história recente da estátua e de Juazeiro do Norte.

O evento acontece no Memorial Padre Cícero, no dia 31 de outubro, e reconhecerá construtores, engenheiros e outras pessoas que ajudaram a projetar o monumento. Além de Cid e Eunício, serão homenageados o deputado federal alagoano e ex-ministro, Marx Beltrão.

A tensão entre os dois líderes políticos do Ceará e do Brasil reiniciou depois que Eunício perdeu a reeleição ao Senado em 2018. O grupo liderado por Cid e Ciro Gomes - mais o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio - todos do PDT, foi responsabilizado pela derrota de Eunício, principalmente na capital.

Antes, Eunício havia rompido com o grupo hegemônico do Estado, depois que pleiteou ser o candidato ao Governo do Estado em 2014, quando foi derrotado pelo atual governador Camilo Santana (PT), indicação de Cid. Eunício voltou a se aproximar do grupo em 2016, quando chegou à presidência do Senado e começou se articular com o governador Camilo.

Para as eleições do próximo ano, Eunício pretende ter o máximo de candidatos ligados ao MDB, onde permanece como presidente estadual. No Cariri, a ordem é lançar ou apoiar candidatos em todos os municípios. Um dos articuladores de Eunício na região, o suplente de deputado estadual Rafael Branco, confirma o objetivo de avançar e já articula vários nomes que devem ser lançados. Um dos alvos da tensão acontece em Crato, onde Rafael articula uma nova oposição ao prefeito Zé Ailton Brasil (PP), aliado do governo Camilo e do PDT.

Em Juazeiro do Norte, o MDB ainda sonha com uma candidatura própria, articulada pelo ex-prefeito Raimundo Macedo. David Macedo, filho do ex-prefeito, está deputado estadual e começa a ter o nome ventilado por aliados de Raimundão e pelo MDB.

Comemoração

As festividades em comemoração aos 50 anos da estátua começam no dia 31 de outubro e seguem até o dia 8 de novembro. O dia 1º marcará o aniversário de 50 anos do monumento, que figura como um dos maiores do mundo. 
 
A organização das festividades é da Prefeitura de Juazeiro. Entre os momentos mais esperados, os shows musicais dos cantores Fagner, Fábio Carneirinho, Luís Fidelis, e participação de Ana Ruth, dia 1º, no Largo da Matriz. 
 
O evento marcará, ainda, o lançamento da primeira emissora da TV Senado no interior do Brasil e mais três canais incluindo a Prefeitura de Juazeiro do Norte (canal 20.4), TV Assembleia (20.3) e TV Câmara dos Deputados (20.2).

  Jornal do Cariri

Postar um comentário

0 Comentários