Poucas horas antes de tomar posse como ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), o deputado federal José Nobre Guimarães (PT-CE) foi recebido, nesta segunda-feira (13), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela deputada federal Gleisi Hoffmann.
O encontro, realizado no Palácio do Planalto, antecede a nomeação oficial de Guimarães, que, segundo Lula, será publicada ainda nesta segunda-feira em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). A posse está marcada para esta terça-feira (14), ao meio-dia.
Atual líder do governo na Câmara desde 2023, Guimarães assume o comando da SRI, responsável pela articulação política entre o Executivo e o Congresso Nacional. Em seu lugar na liderança governista, assume o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social, que também participou do encontro.
Ao anunciar a mudança, Lula destacou a substituição. “Recebi hoje o deputado José Guimarães, que assume a Secretaria de Relações Institucionais em substituição à companheira Gleisi Hoffmann”, escreveu o presidente nas redes sociais.
Guimarães chega ao cargo em um momento estratégico, com pautas relevantes em tramitação no Congresso, como a discussão sobre o fim da escala de trabalho 6×1 e a sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado ao Supremo Tribunal Federal.

0 Comentários