Inclusão, abastecimento d’água e infraestrutura dominam debates durante sessão da Câmara de Juazeiro do Norte

 



A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta quinta-feira (19), mais uma sessão ordinária no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena, marcada por debates sobre inclusão de crianças atípicas, melhorias na infraestrutura urbana e demandas da zona rural. Durante o Pequeno Expediente, o vereador Barbosa Neto (PT) destacou a situação de mães de crianças com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), que precisam se deslocar até Fortaleza para garantir o leite especial dos filhos. O parlamentar informou que apresentará requerimento solicitando ao Governo do Estado a descentralização da distribuição para Juazeiro do Norte, atendendo toda a região do Cariri.

Ainda no Pequeno Expediente, o vereador Alexandre Sobreira (DC) solicitou a instalação de um parque multissensorial na Praça das Cacimbas, na Avenida Carlos Cruz, voltado para crianças atípicas, promovendo um espaço de lazer e socialização. Já o vereador Cleilson Móveis (Agir) destacou que deu entrada em um projeto que institui o protocolo municipal de inclusão e manejo de crises de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas instituições públicas e privadas. O presidente da Casa, vereador Felipe Vasques (Agir), reforçou que pais de crianças atípicas já enfrentam inúmeros desafios e classificou como absurdo qualquer prática de exclusão escolar motivada por neurodiversidade.

Nos requerimentos verbais, parlamentares apresentaram demandas à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e à Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos (Seamasp), incluindo operações tapa-buracos, serviços de capinação, desobstrução de vias, pavimentação asfáltica e reestruturação de estradas vicinais prejudicadas pela quadra chuvosa. Também foram solicitadas fiscalizações sobre animais de grande porte soltos em vias públicas, melhorias na Avenida Manoel Coelho (Betolândia), análise criteriosa de atestados médicos pelo Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Juazeiro do Norte (PREVIJUNO) e esclarecimentos da Secretaria de Assistência Social sobre novas inscrições do programa Minha Casa, Minha Vida.

No Grande Expediente, o morador Renato José Felipe, do Sítio Espinho, utilizou a tribuna para relatar problemas no abastecimento de água da comunidade, solicitando a regularização do funcionamento da bomba, instalação de duas caixas d’água e ampliação da tubulação para atender todas as residências. A senhora Cícera Mikaelly Fernandes também ocupou a tribuna para relatar os desafios de ser mãe atípica em Juazeiro do Norte, denunciando caso de discriminação contra seu filho em uma creche do bairro São José e dificuldades para acesso a terapias e fraldas junto à Secretaria de Saúde. Os vereadores se solidarizaram e defenderam apuração rigorosa dos fatos e a resolução das problemáticas.

Ainda no Grande Expediente, o vereador Cleilson Móveis voltou a cobrar a Seinfra para a realização de melhorias na Rua Amâncio Fernandes Filho, no bairro Planalto, denunciando também o acúmulo irregular de lixo, que segundo ele estaria sendo descartado por empresas, solicitando da Seamasp a realização de fiscalização e aplicação de multas. O vereador Lukão (PSDB) abordou a intolerância religiosa e criticou o uso da fé como instrumento político. O vereador Alexandre Sobreira também destacou problemas estruturais agravados pelas chuvas em bairros como Leandro Bezerra e Betolândia, e solicitou que a Seinfra possa realizar ações que venham beneficiar as populações dessas comunidades. Já o vereador Rafael Cearense (Podemos) criticou os serviços prestados pela Enel no Ceará, apontando que pessoas e animais tem perdido as suas vidas em virtude da negligência da empresa.

Postar um comentário

0 Comentários