Fortaleza empossa 260 novos Guardas Municipais

 


260 novos agentes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) tomaram posse dos cargos nesta sexta-feira (6). A turma é a segunda parte dos mais de 500 guardas que haviam passado no concurso em 2023 e estavam aguardando a nomeação. A outra turma tomou posse no começo de 2025, em fevereiro, com 256 agentes. As convocações foram prometidas por Evandro Leitão (PT) durante a campanha eleitoral em 2024. 

Durante o evento, o gestor municipal prometeu para os novos guardas que será encaminhado ainda neste ano o Plano de Cargos e Carreiras (PCCS). “Estamos honrando nossos compromissos em todas as áreas, e com a segurança não é diferente. Na Guarda Municipal, tivemos diversas ações, como o chamamento das turmas aprovadas no último concurso, e, ainda em 2026, deve sair o PCCS da categoria”, afirmou Evandro. 

Para 2026, a gestão prevê também que prevenção e armamento seguem como foco da parceria entre Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e Polícia Militar do Ceará (PMCE). Os dois eixos permanecem neste ano para o combate à violência e as facções criminosas.   

“Na prevenção nós estamos fazendo um trabalho árduo, um trabalho de formiguinha na área da assistência social, na área da cultura, na área do esporte, na área na área da ocupação dos espaços públicos. Nós estamos aí colocando armamento na mão de cada um deles depois de uma capacitação de formação, nós podemos estar armando os guardas e fazendo essa integração”, pontua o gestor municipal. 

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), Coronel Márcio Oliveira reforçou que a GMF tem um papel importante para a organização da cidade junto às outras forças de segurança. 

Para a segurança de Fortaleza, Evandro prometeu ainda a central de videomonitoramento. “Vamos também entregar nos próximos dias a central de monitoramento que terá um papel fundamental de monitoramento. Como o nome é auto explicativo, de monitoramento de fiscalização, seja no lixo, seja na segurança.”


Postar um comentário

0 Comentários