
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou, nesta quinta-feira (dia 29), que o PicPay devolveu R$ 2,1 milhões a aposentados e pensionistas que fizeram empréstimos consignados, por conta da cobrança indevida de seguro prestamista nas operações com desconto em folha. Ainda segundo o órgão previdenciário, a devolução abrange 4.340 apólices e foi concluída em 30 de dezembro do ano passado.
Em geral, o seguro prestamista é oferecido pelas instituições financeiras e embutido nas prestações dos empréstimos consignados como uma cobertura que garante a quitação total ou parcial da dívida em caso de morte ou invalidez permanente.
Como foi a devolução
Também de acordo com o INSS, os valores foram creditados diretamente na conta pela qual o segurado recebe seu benefício ou numa conta PicPay, de acordo com a forma de pagamento da parcela do empréstimo utilizada pelo aposentado ou pelo pensionista.
“Em dezembro do ano passado, o PicPay firmou um termo de compromisso com o INSS, comprometendo-se a adequar seus procedimentos relacionados às operações de crédito consignado e a devolver de forma imediata os valores cobrados indevidamente”, informou o instituto.
O INSS acrescentou que, no acordo firmado, a instituição financeira assumiu o compromisso de não mais vender seguro prestamista ou outros produtos e serviços com desconto diretamente nos benefícios.
Além disso, ficou acertado que o PicPay não pode mais condicionar a contratação ou a liberação do crédito consignado à aquisição de seguros, títulos de capitalização, planos assistenciais ou serviços de natureza semelhante. Essa prática é considerada venda casada.
Informações – Extra
0 Comentários