30º Encontro dos Profetas da Chuva acontece neste sábado, 10, em Quixadá

 


Foto: Reprodução/TV Globo

Neste sábado, 10, às 9h, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Quixadá sediará o 30º Encontro dos Profetas da Chuva, evento que marca o início do calendário cultural da região. A iniciativa é promovida pelo Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, e conta com apoio da Secretaria da Cultura do Ceará.

Desde 1996, o Encontro dos Profetas da Chuva de Quixadá é um marco importante para a cultura popular cearense. Idealizado por Helder Cortez e com apoio de João Soares, o evento reúne pequenos agricultores com vasta experiência em previsões climáticas, feitas a partir da observação da natureza.

Considerado o maior evento do gênero no Brasil, o Encontro destaca-se como um dos mais importantes meios de preservação do conhecimento tradicional transmitido, de geração em geração, pelos profetas da chuva. Eles utilizam métodos diversificados, muitas vezes baseados em conhecimentos tradicionais e rituais locais. Alguns profetas observam o comportamento de aves migratórias, enquanto outros interpretam sinais celestiais. Há também quem confie em sonhos e visões, misturando crenças indígenas e práticas religiosas.

O Encontro inspirou, ainda, a criação de novos eventos em outras cidades do Ceará, como Tejuçuoca, Orós, Tauá, Maranguape, Aracoiaba e Crato.

                                Repórter Ceará 

Postar um comentário

0 Comentários