
A Secretaria da Educação do Estado está disponibilizando uma cartilha que tem por objetivo orientar pais, alunos e responsáveis sobre o processo de matrícula na rede pública estadual no próximo ano. O material reúne todas as etapas, prazos e procedimentos necessários para garantir o acesso de estudantes às escolas.
A cartilha, seguhndo a assessoria de imprensa da pasta, foi elaborada com a aplicação das técnicas de Linguagem Simples e Design Editorial. Juntas, essas técnicas fazem do documento mais acessível e inclusivo. A inovação é fruto da cooperação entre a Seduc e o ÍRIS (Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará).
Processo simplificado
A cartilha explica como funciona a matrícula tanto em Fortaleza, onde o processo ocorre inteiramente de forma on-line, quanto no interior, onde o atendimento é presencial. O documento apresenta, ainda, os calendários de cada etapa, desde a confirmação de matrícula dos veteranos, o remanejamento interno e externo (transferências entre escolas da rede estadual e entre escola da rede municipal para a rede estadual), grupos prioritários e estudantes novatos. Além disso, orienta sobre o uso do aplicativo Matrícula Online SEDUC-CE, disponível para os estudantes de Fortaleza.
Grupos prioritários
O conteúdo também destaca quais são os grupos com prioridade no atendimento, como estudantes com deficiência, jovens em acolhimento institucional, filhos de mulheres vítimas de violência e alunos em situação de vulnerabilidade social.
São apresentadas as diferentes categorias e modalidades de ensino oferecidas pela rede estadual — como Educação do Campo, Indígena e Quilombola, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Escolas de Tempo Integral, Educação Profissional e Centros Cearenses de Idiomas (CCIs).
DETALHE – A cartilha ainda detalha a lista de documentos necessários para a matrícula e explica direitos dos estudantes, como matrícula gratuita, acessibilidade e uso do nome social.
0 Comentários