Professor da UFCA é o primeiro do interior do Ceará a ser eleito como membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências

 


Professor Claudener Teixeira

Claudener Teixeira. Foto: Dcom/ Ufca.

 Bruna Santos

O professor do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Claudener Teixeira, passou a compor a Academia Brasileira de Ciências (ABC). O docente é o primeiro pesquisador do interior do Ceará a ingressar como afiliado na ABC. 

Fundada em 1916, a ABC é uma entidade independente que contribui para o desenvolvimento científico e educacional do país, visando dar base para a formulação de políticas públicas. 

Atualmente, a associação reúne seus membros em dez áreas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, Ciências da Engenharia, Ciências da Terra, Ciências Físicas, Ciências Humanas, Ciências Matemáticas e Ciências Químicas. 

Destas, o pesquisador da UFCA está alocado na área de Ciências Biológicas, cujo mandato será de 2026 até 2030. Destaca-se que membros afiliados são jovens pesquisadores em início de carreira, indicados por membros titulares de qualquer região. Posteriormente, os indicados são eleitos pelos membros titulares das respectivas regiões.

Segundo o professor, a eleição credibiliza a produção científica desenvolvida fora dos grandes centros do país. “Esta eleição é, sobretudo, um reconhecimento de tantos outros pesquisadores e pesquisadoras que, como eu, atuam em instituições jovens e em processo de consolidação, sediadas no interior do país”, disse Claudener.

Ao longo de sua trajetória, Claudener formou-se em ciências biológicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA), com passagens pela Universidade Federal do Cariri (UFC), durante o mestrado e doutorado na área de bioquímica. Atualmente, também é Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFCA.

Postar um comentário

0 Comentários