Natal Ceará Sem Fome reúne 500 crianças no Palácio da Abolição

 


Natal Ceará Sem Fome

Campanha Natal Ceará Sem Fome arrecadou mais de 80 mil brinquedos neste ano

O espírito natalino tomou conta do Palácio da Abolição, nesta sexta-feira (19). O Governo do Ceará realizou o Natal Ceará Sem Fome, ocasião em que o governador Elmano de Freitas e a primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, recepcionaram 500 crianças beneficiadas pelo programa e tuteladas pela Secretaria da Proteção Social.

Ao dar as boas-vindas às crianças e aos jovens, o governador Elmano de Freitas ressaltou a importância do programa Ceará Sem Fome na vida de famílias em situação de vulnerabilidade em todo o estado.

Governador com as crianças

“Fico muito feliz em receber todos no Palácio da Abolição, tantas crianças para brincar e se divertir. O que mais nos alegra é saber que essas famílias têm comida no prato todos os dias, estão avançando, com membros com carteira assinada, e recebendo apoio para estruturar seus próprios negócios. Fizemos um investimento de R$ 1 bilhão no Ceará Sem Fome para que, de fato, possamos combater uma grande chaga do Ceará, que é a desigualdade”, pontuou.

O gestor estadual também celebrou os resultados positivos alcançados pelo programa Ceará Sem Fome, como a conquista do Prêmio Brasil Sem Fome, na categoria “Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional”; o maior aumento no número de domicílios em segurança alimentar no Brasil nos últimos dois anos; e, pela primeira vez, o Ceará registrar um número de trabalhadores com carteira assinada superior ao de beneficiários do Bolsa Família.

Primeira-dama Lia de Freitas

A primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, comemorou o sucesso da iniciativa de combate à fome. “Nesse programa, a gente faz o Natal todos os dias, ao garantir alimento para quem mais precisa”, ressaltou. “Esta é a terceira edição do Natal Ceará Sem Fome, e queremos deixar essa experiência marcada na memória e no coração das crianças dos 184 municípios cearenses”, completou.

Atualmente, o Ceará Sem Fome conta com mais de 1.300 cozinhas ativas nos 184 municípios cearenses que já serviram mais de 62 milhões de refeições, garantindo alimentação diária a cerca de 130 mil pessoas. Além disso, o Cartão Ceará Sem Fome atende mais de 47 mil famílias, enquanto o eixo de Qualificação e Renda já capacitou mais de 25 mil pessoas para o mercado de trabalho. O Governo do Estado já investiu mais de R$ 471 milhões nas cozinhas solidárias, que oferecem refeições equilibradas e de qualidade à população em situação de vulnerabilidade.

Entrega de presentes

O secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, que também participou da celebração, destacou com satisfação as entregas realizadas pelo Governo do Ceará e os resultados positivos alcançados ao longo do ano. “Temos uma avaliação muito positiva. Encerramos 2025 com a sensação de dever cumprido e com a certeza de que ainda temos muitos desafios pela frente. Avançamos em diversas áreas, especialmente nas políticas sociais, com conquistas importantes, o fortalecimento dos nossos programas e a ampliação de equipamentos voltados para as crianças. É motivo de grande alegria fazer parte de um governo que tem reduzido a extrema pobreza e a desigualdade social”, detalhou.

Momento que fica na memória

Crianças brincando

Mais de 80 mil brinquedos foram arrecadados pela Campanha Natal Ceará Sem Fome para distribuição nos 184 municípios cearenses. Na tarde desta sexta-feira (19), os filhos de Adriana Ferreira, beneficiária do programa Ceará Sem Fome, participaram da celebração realizada no Palácio da Abolição. A dona de casa ressaltou a importância que o programa tem em sua vida.

Apresentação cultural

“Estou desempregada e meu marido é autônomo; ou seja, não temos uma renda fixa e já passamos por momentos de necessidade. A cozinha solidária me ajuda muito, garantindo alimento para a nossa família”, comentou.

Moradora do bairro José Walter e frequentadora de uma das cozinhas solidárias, Adriana também agradeceu pelo momento natalino e destacou a importância da iniciativa para os filhos. “Eles estão se divertindo muito aqui. É um momento especial para eles, que têm TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e ansiedade, e não têm muitas oportunidades de participar de uma festa como essa”, concluiu.

Papai Noel e as crianças

A celebração contou com apresentações de bandas de músicas infantis; além de brinquedos espalhados pelo jardim do Palácio, como pula-pula, touro mecânico e espaço Interativo de Jogos e Tecnologia. Teve, ainda, a participação do Coral Natal de Luz Angelus, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e presépio vivo interpretado pelas crianças.

Postar um comentário

0 Comentários