
Hospital do Coração do Cariri. Foto: Guto Vital / Portal M1.
Um procedimento inédito será realizado na região do Cariri: uma cirurgia que utiliza células-tronco para estimular a regeneração celular e proporcionar uma melhor recuperação ao paciente. A intervenção será feita pela Fundação Otília Correia Saraiva, entidade que gerencia os hospitais Santo Antônio e do Coração do Cariri (HCC), ambos em Barbalha.
A intervenção será feita em um paciente recém amputado. De acordo com Renata Pereira, médica especialista, o procedimento é feito em um sistema de circuito fechado. “Ele é uma esteira, onde a gente vai fazer a retirada do material autólogo, do tecido adiposo, das células-troncos do paciente”, explica a profissional.
Em seguida, é feito o processo de lavagem e microfragmentação do material que, posteriormente, é aplicado diretamente na ferida para que a regeneração seja estimulada a partir do enxerto com as células-tronco do paciente.
A aplicação é feita com anestesia local e a pessoa pode receber alta em até 24h após a cirurgia. “Então ele vai estimular, ele vai potencializar, agilizar, trazer rapidez nessa regeneração, no processo de cicatrização”, destaca Renata.
Site Miséria
0 Comentários