A avaliação positiva da população sobre as ações de segurança pública articuladas pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, foi classificada como “ótimo ou bom” para 48% dos entrevistados na pesquisa Ranking Governadores 2025, realizada pela Atlas Intel. Com o resultado, o estado avançou 17 posições e passou a ocupar o 6º lugar no ranking nacional, em comparação com o levantamento do ano passado. Aqueles que avaliaram como “regular” somam 14%. O desempenho reflete o fortalecimento das políticas adotadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), com investimentos contínuos, integração das forças policiais e ações estratégicas voltadas à prevenção e à redução da criminalidade. Foram entrevistadas 200.980 pessoas em todo o Brasil. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Para o secretário da SSPDS-CE, Roberto Sá, a avaliação positiva é resultado do compromisso das Forças de Segurança do Ceará, aliado aos constantes investimentos realizados pelo governador Elmano de Freitas em tecnologia, inteligência, capacitação profissional e valorização dos servidores. “O governador contratou mais de três mil profissionais, está com concurso em andamento para cerca de mais dois mil servidores da área da segurança, investiu em tecnologia, em gratificação por apreensão de armas de fogo, no sistema de metas com gratificação para policiais, bombeiros e peritos, além de reestruturar as forças, ampliando a presença nos territórios, com capitalização e interiorização das ações, mais tecnologia e estratégias voltadas à repressão qualificada. Temos focado na captura de criminosos envolvidos em crimes violentos, quase dobramos as prisões de integrantes de organizações criminosas, ampliamos as capturas por roubo e, com isso, reduzimos indicadores”, destacou o gestor.
Em 2025, considerando os 11 primeiros meses do ano, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – como são tipificadas as mortes violentas – apresentaram redução de 6,6% no Ceará. No mesmo intervalo, as capturas de integrantes de grupos criminosos cresceram 96,4%, enquanto as prisões de investigados por homicídio aumentaram 34,4%. Todos os dados são extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à SSPDS-CE.
Nordeste
Na análise regional do Ranking Governadores 2025, o Ceará ocupa a 1ª colocação no Nordeste, com 48% de avaliação positiva, sendo avaliado como “ótimo ou bom”. Para 14%, a avaliação é “regular”. Na sequência aparecem Paraíba (43%) e Bahia (41%). Em relação à edição de 2024 da pesquisa, o estado avançou cinco posições na região. No levantamento anterior, o Ceará registrava 22% de avaliação positiva como “ótimo ou bom” e 14% como “regular”, empatado com o Maranhão com 22% como “ótimo ou bom” e 18% como “regular”. À época, o Piauí liderava o ranking regional, com 47% de avaliação positiva.
O secretário Roberto Sá também destacou iniciativas como o Meu Celular, que já restituiu mais de 11,5 mil aparelhos aos proprietários, e o Moto Segura, programa que contribuiu para a redução de 22,3% nos roubos de motocicletas entre janeiro e novembro de 2025. O gestor ressaltou ainda a reestruturação do Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública (Seisp), regulamentado no ano passado pelo governador Elmano de Freitas. A medida ampliou de 135 para 791 o número de Gratificações por Exercício na Atividade de Inteligência (GEAI), fortalecendo o trabalho estratégico das forças de segurança.
“Acredito que o cidadão percebe que o Brasil enfrenta desafios na área da segurança pública, mas aqui no Ceará temos um governador determinado a combater o crime, com Forças de Segurança que recebem investimentos, liderança, motivação e reconhecimento. Destaco, por exemplo, a decisão firme de adquirir apenas veículos blindados para a Polícia Militar, investir em equipamentos mais modernos para a Perícia Forense e ampliar o efetivo da Polícia Civil. Agradeço ao governador e aos homens e mulheres que integram nossas Forças. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo, mas também aumenta nossa responsabilidade de seguir, dia e noite, combatendo a criminalidade para melhorar a sensação de segurança e a qualidade de vida da população cearense”, concluiu.

0 Comentários