Iluminação pública solar começa a ser testada em Juazeiro do Norte

 


Poste de energia solar | Foto ilustrativa: Divulgação/Streetleaf

Poste de energia solar | Foto ilustrativa: Divulgação/Streetleaf

Rogério Brito    


Um projeto experimental de iluminação pública utilizando energia solar foi iniciado nesta semana em Juazeiro do Norte. De acordo com a prefeitura, a iniciativa está sendo implantada inicialmente em paradas de ônibus e rotatórias.

A proposta foi desenvolvida pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos (Seamasp). Segundo a pasta, o objetivo é “implementar soluções sustentáveis e eficientes no sistema de iluminação urbana, reduzindo os custos com energia elétrica e contribuindo para a preservação ambiental”.

As novas luminárias de LED utilizam tecnologia fotovoltaica, operando com energia gerada por placas solares e armazenada em baterias de lítio. Nesta fase inicial, os testes estão sendo realizados nas paradas de ônibus próximas ao Arco dos Salesianos e nas imediações da Polícia Federal, na rotatória da Avenida Castelo Branco com a Rua José Marrocos.   

“O projeto experimental integra o Programa Ilumina Juazeiro, que busca modernizar e tornar mais sustentável o sistema de iluminação pública do município, ampliando a eficiência energética e a segurança urbana”, informou a Seamasp.

De acordo com a prefeitura, a iniciativa está sendo implantada inicialmente em paradas de ônibus e rotatórias de Juazeiro do NOrte

A iniciativa está sendo implantada inicialmente em paradas de ônibus e rotatórias | Foto: Prefeitura de Juazeiro do Norte


Postar um comentário

0 Comentários