A Comunidade do Paraíso dista 45 km da sede do Município de Independência, nos Sertões de Crateús, Estado do Ceará, possui um belo cenário natural da pura Caatinga preservada além de ser "guardiã" de um tesouro arqueológico de extrema importância para a Ciência Arqueológica no Brasil, trata-se de uma Província que foi habitada pelo Homem Primitivo, ele deixou suas marcas indeléveis nas dezenas de matacões, Os 16 Sítios Arqueológicos com marcas rupestres monocromática na cor vermelha são os principais atrativos. Ele registrou nas rochas suas marcas através dos Registros Rupestres que nos encanta e também nos intriga.
Os residentes entenderam há 20 anos que seria necessário proteger todo esse tesouro que é um Acervo Nacional que pertence a Nação Brasileira, protegidos por Leis Federais e criaram a Associação Comunitária José Guerreiro do Vale, hoje um "referencial" do trabalho participativo comunitário por estar atenta ao Mundo, os comunitários trabalham unidos de forma participativa, formam multiplicadores, planejam estrategicamente e buscaram parceiros certos: SEBRAE/CE (Uma importante coluna de sustentação), CEART, SESC, Escola Agrícola D. Fragoso, Cáritas Diocesana, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Prefeitura Municipal que lhe deu a força motriz do empreendedorismo.
A jovem Kelen Guerreiro, Presidente da Instituição nos confidenciou que, na comunidade existem 50 famílias envolvendo diretamente 150 pessoas além da ativa participação no histórico distrito de Ematuba.
O segredo desse sucesso está na crença dos nossos ancestrais que acreditavam no poder do Número Um e assim vamos caminhando porque, se plantarmos uma árvore iniciaremos uma floresta, uma Estrela pode nos guiar, um pássaro poderá anunciar a Primavera, um raio de Sol ilumina uma sala, um voto poderá mudar a Nação, uma vela limpa a escuridão, uma voz pode falar com sabedoria, um coração pode entender o que é verdade, uma palavra deve começar cada oração, um passo deve começar cada jornada e uma mão estendida dá esperança a uma alma, como está tão bem expresso em Tudo Por E-mail.
E hoje temos artesãos que finalizam seus trabalhos com esmero que são obras de artes, verdadeiras joias do Sertão Independenciano, seja no bordado, madeira, crochet, cerâmica, palha do milho, palha da carnaúba, couro, etc., além da fina e saborosa gastronomia produzida por pessoas que sabem o que é bom gosto. Os medicamentos fitoterápicos com ervas medicinais da Caatinga uma herança de nossos antepassados é viva em nossa terra.
A Professora e líder comunitária Katiuce Guerreiro, complementou: "se hoje somos fortes e temos uma comunidade em pleno desenvolvimento foi porque cada residente, acreditou na sua força que somada, nos dá e nos deu esse expressivo avanço, trabalhamos unidos, falamos a mesma língua, estaremos de braços abertos para intercâmbio com outras comunidades que queiram crescer'.
Os comunitários, têm um respeito extraordinário aos PARCEIROS, agradecem á todos eles pela pronta colaboração porém, por uma questão de reconhecimento e gratidão timbram o SEBRAE/CE que viu e apostou no potencial do Paraíso e Ematuba, expressamos nossa gratidão á todos que fazem o SEBRAE/CE REGIONAL CRATEÚS, que conosco está no dia a dia dessa jornada vitoriosa.
Ao Diretor Técnico da Instituição Dr. ALCI PORTO que acreditou nas nossas propostas e que nos deu as mão, entoamos o Hino da Gratidão e de Fé.
A Associação Comunitária José Guerreiro do Vale, acaba de CONQUISTAR o seu cadastro no CADASTUR - Fazendo o Turismo Legal, cuja certificação a qualifica como Prestador Especializado em Segmentos Turísticos, expedido pela Secretaria Nacional de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo.
Que avanços magníficos, que exemplo de trabalho comunitário!

0 Comentários