"Dust devil": redemoinho chama a atenção em Nova Russas

 


Segundo a Funceme, isso ocorre devido ao encontro das massas de ar quente com as massas de ar frio

Segundo a Funceme, isso ocorre devido ao encontro das massas de ar quente com as massas de ar frio / Crédito: Reprodução/ Redes Sociais


um redemoinho de poeira chamou a atenção dos moradores da cidade de Nova Russas, a 245 km de Fortaleza. O fenômeno ocorreu na manhã desta quarta-feira, 8, e formou uma grande nuvem de poeira que pôde ser vista a vários metros de distância.

e Recursos Hídricos (Funceme) explicou que o dust devil — ou, em português, redemoinho de poeira — ocorre quando massas de ar quente se encontram com massas de ar frio e começam a girar, formando o fenômeno. Confira 


“Sabe como esse bicho surge? Pega o bizu: com esse calor de rachar o couro e o chão seco que mais parece farinha, o ar perto do solo fica quente e sobe rápido, encontrando o ar frio lá em cima. Aí começa a girar, girar… e levanta poeira pra tudo quanto é banda”, explicou a Funceme.

A baixa umidade deixa o solo mais seco e facilita o levantamento da poeira. Quanto mais quente está o clima, maior é a probabilidade de formação desses redemoinhos.


                                                         o Povo 

Postar um comentário

0 Comentários