Com foco em inovação e eficiência, TJCE promove 6º Encontro com gestoras(es) do Interior

 





O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizou o 6º Encontro de Gestoras e Gestores da Área Judiciária que atuam em unidades do Interior. O evento ocorreu na sexta-feira (24/10) na Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmec). O objetivo foi fortalecer a integração entre as equipes de gestão do Primeiro Grau, promover o compartilhamento de boas práticas e alinhar procedimentos voltados à eficiência e à inovação na administração judiciária.

Turismo Ceará

A programação do encontro contou com várias apresentações e debates, distribuídos ao longo de todo o dia, sobre temáticas ligadas à atuação judicial e administrativa. Pela manhã, a palestra “Um robô para chamar de seu” foi conduzida pela juíza da 10ª Vara Cível de Fortaleza, Ana Carolina Montenegro, e pela diretora de Secretaria e integrante do Grupo Negocial de Inteligência Artificial e Robotização do TJCE, Andreia Eloi. A apresentação abordou sobre como o uso adequado de ferramentas de IA pode otimizar rotinas de trabalho, automatizar fluxos, gerar mais celeridade e ganho em produtividade.

Em seguida, as magistradas Flávia Setúbal de Sousa Duarte e Ana Kayrena da Silva Freitas, acompanhadas pelo juiz Wildemberg Ferreira de Sousa, integrantes da equipe de juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará (CGJ-CE), apresentaram o painel “Inspeção da Corregedoria: achados e aprimoramentos” e debateram a importância das inspeções como instrumento de aperfeiçoamento institucional e padronização de procedimentos.

Encerrando as atividades da manhã, o servidor do Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário (NatJus-TJCE), Manuel Yury Trindade, apresentou o funcionamento da plataforma e-NatJus, ferramenta que auxilia magistradas e magistrados na análise de demandas judiciais relacionadas à área da saúde.

A gestora da 2ª Vara da Comarca de Massapê, Karen Suellen Pereira Melo Soares, definiu o encontro como uma oportunidade de crescimento e “um momento de engajamento entre nós, diretores, para nos conhecermos, ouvirmos as experiências dos colegas e absorvermos novos conhecimentos e funcionalidades que ajudam a aprimorar o trabalho”.

 

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO

 

As atividades foram retomadas com a participação da jornalista Camilla Carneiro, da Assessoria de Comunicação do Tribunal. Ela destacou a relevância da comunicação para o fortalecimento do Judiciário e apresentou detalhes sobre os canais oficiais de divulgação. Logo depois, a equipe da Diretoria de Serviços Judiciais Auxiliares conduziu uma palestra voltada à gestão de sistemas, aos serviços auxiliares da Justiça e à gestão documental. Na ocasião, também foram compartilhadas informações sobre a estrutura do setor.

 

Foto com várias pessoas ao final do evento
O encontro favorece a troca de experiências  e alinha procedimentos sobre eficiência e inovação entre gestoras(es)

 

O PJE

Na sequência, as servidoras Amanda Alexandre e Flávia Dantas, da Diretoria Negocial do Processo Judicial Eletrônico (PJe), apresentaram o funcionamento do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), citando os serviços oferecidos por esse mecanismo, criado para fomentar a resolução pacífica e conciliadora de determinados problemas.

 

PRODUTIVIDADE

 

Por fim, as servidoras da Secretaria de Governança Institucional (Segov) do TJCE, Rafaella Lopes e Michelle Matos, trataram sobre produtividade de forma geral. Elas também alertaram os participantes sobre a inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e indicaram os próximos passos necessários para garantir o cumprimento efetivo das metas estabelecidas.

 

ALINHAMENTO

 

Para o diretor da 2ª Vara da Comarca de Itaitinga, Henrique Rafael Batista, o encontro contribuiu para alinhar práticas e fortalecer o desempenho das equipes. “É interessante ter encontros como esse, porque a gente se alinha em relação às metas e demandas, de forma que possamos oferecer à população a melhor prestação jurisdicional possível. Para quem está no Interior, é uma oportunidade de atualização e de maior integração com o Tribunal”, frisou.

O sentimento foi compartilhado por José Adolfo, responsável pela secretaria da 3ª Vara Cível de Sobral, que reforçou a importância desse alinhamento entre as unidades e a Gestão do TJCE. “Participo desde o primeiro evento e sempre percebo uma aproximação maior, principalmente, com o Interior. A gente troca experiências, se atualiza e estreita laços com a Gestão, o que melhora muito a comunicação e o nosso trabalho.”

Postar um comentário

0 Comentários