Próximo dia 19, a partir das 8h, no Ginásio Poliesportivo ao lado do MUSEU DE PACUJÁ, a cidade de Pacujá, na Região Norte do Estado, receberá a mais importante EXPOSIÇÃO DE PALEONTOLOGIA E ARQUEOLOGIA do Museu Itinerante de Paleontologia e Arqueologia (MIPA) da Universidade Federal do Ceará, que se constitui numa das mais importantes ações culturais por ocasião da Semana do Município que será comemorada festivamente até o dia 22 de Setembro.
O QUE É O MUSEU ITINERANTE DE PALEONTOLOGIA E ARQUEOLOGIA DA UFC?
É um projeto de extensão da UFC "O Museu vai à escola: exposição itinerante de Paleontologia e Arqueologia", busca oferecer à sociedade cearense a oportunidade de conhecer vários objetos arqueológicos e paleontológicos que se encontram em museus e ou nos centros de pesquisa, especialmente no Laboratório de Bioarqueologia Translacional (LABABTI), através de exposições itinerantes em escolas, universidades do Ceará e contribuir para o conhecimento do modus vivendi dos antigos grupos humanos e animais pré históricos, desenvolvendo o gosto pelas ciências da Arqueologia e Paleontologia.
Para o Prefeito Pedro Alan e o Secretário da Educação Professor Moura, esta será uma oportunidade única no município e por esta razão, irão viabilizar a vinda a cidade de todos os estudantes da zona rural para que tenham contato diretamente com tais Ciências que é também uma fórmula cultural, envolvendo as demais secretarias municipais. Agradecidos pela oportunidade, aos organizadores e patrocinadores do evento, ambos reiteraram sua gratidão.
O ambientalista Jorge de Moura reiterou que o momento será de extrema importância para o Município de Pacujá que possui em seu solo um rico acervo paleontológico (Serrinha e São Tomé) além de dezenas de artefatos líticos que comprovam a presença do Homem Primitivo no município e Região Norte do Ceará.
QUEM É MANOEL ODORICO DE MORAES FILHO QUE ESTARÁ NA CIDADE DE PACUJÁ NA REGIÃO NORTE DO CEARÁ, PRÓXIMO DIA 19, PRESTIGIANDO A EXPOSIÇÃO ITINERANTE DE PALEONTOLOGIA E ARQUEOLOGIA DA UFC?
Como conhecedor e amante da Arqueologia e Paleontologia não poderia deixar esta oportunidade passar especialmente para Pacujá, será uma sacudida cultural que trará conhecimento para alunos, professores e a população em geral. Tenho plena consciência de que, o Município de Pacujá estará em "estado de graças", esse momento será preciso, a sociedade local tem sede por sabedoria e o conhecimento baterá na porta de cada um.
Estaremos de braços abertos para receber a luzida comitiva da UFC e o Município se prepara para transformar este momento, num dos marcos históricos do saber, que ficará registrado nos anais da História do Município de Pacujá.
É um "PROFESSOR e DOUTOR", formado em medicina pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Mestre em Farmacologia pela referida Universidade, doutor em Oncologia pela Universidade de Oxford - Inglaterra.
Ele é Professora titular de Farmacologia Clínica, Professora de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFC, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional da UFC. Orientador nos Programas de Pós-Graduação em Medicina Translacional, Farmacologia Clínica e Cirurgia da UFC. Ele é membro Titular Colaborador do Colégio Brassileiro de Cirurgiões, Doutor Honoris Causa pela Universidade do Norte do Paraná.
Membro de inúmeras Academias por méritos e serviços prestados, o Ilustre Doutor e Professor tem inúmeros títulos/Troféus entre os quais da Assembleia Legislativa do Ceará e foi agraciado com o Troféu Sereia de Ouro em 2018 pelo Sistema Verdes Mares de Comunicação.
Pesquisador na área de Farmacologia, com ênfase em Oncologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa clínica, prospecção de moléculas com atividade antitumoral, produtos naturais, oncologia experimental, biodisponibilidade/ bioequivalência, fitoterápicos e farmacologia.
Desde o ano de 2021, realiza perícias junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.
TRABALHOS PUBLICADOS: 452 artigos científicos completos em periódicos especializados, 23 capítulos de livros e 03 livros publicados.
PRINCIPAIS FEITOS HISTÓRICOS: "Orientou centenas de estudantes de iniciação científica, formou 66 mestres, 34 doutores e 12 pós-doutores". Entre outros inúmeros feitos.
O ambientalista Jorge de Moura nos adiantou que o Ilustre Mestre e Professor visitará o Departamento de Fisioterapia do Hospital Municipal, o Sítio Paleontológico de São Tomé na Região do Zipú e o Sítio Arqueológico que fica na zona rural de Reriutaba.
O Município de Pacujá, na semana em que comemora seu aniversário estará bem movimentada, a Municipalidade se prepara para fazer bonito.
Jorge de Moura lembra do poderio da força do SEBRAE/CE Regional Tianguá, que vem trabalhando arduamente para transformar a Região de Tianguá num dos mais importantes Pólos do Turismo do Estado, concentra toda uma atenção especial para os Municípios de Graça, Mucambo e Pacujá.
0 Comentários