Xico Sá participa da Nona Semana de Jornalismo do Cariri realizada na UFCA

 


Jornalista Xico Sá. Foto: Reprodução / EBC.

Bruna Santos

 O jornalista e escritor cratense Xico Sá será um dos palestrantes da mesa de abertura “Lugares do jornalismo: o jeito caririense de comunicar”, da Nona Semana de Jornalismo do Cariri, que acontece de 8 a 12 de setembro, no campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A programação, gratuita e aberta ao público externo, inclui minicursos, oficinas, palestras e mesas de debate. As inscrições devem ser feitas pela plataforma Even3

O evento celebra os 15 anos do curso de Jornalismo da UFCA e traz uma série de atividades, entre elas oficinas sobre acessibilidade no jornalismo audiovisual, educação midiática e combate às fake news, comunicação e direito de imagem, discurso e poder no jornalismo caririense e uso de dados para pautar o desmatamento na Área de Proteção Ambiental Chapada do Araripe.

Além das formações, no dia 10 de setembro será realizada uma mesa-redonda sobre mercado de trabalho na região. Já na quinta-feira (11), ocorre a Noite dos Egressos com homenagens aos 15 anos do curso, e na sext

a (12), a festa de encerramento.


 

Xico Sá coleciona importantes prêmios em sua carreira, como Esso, Folha, Abril e Comunique-se. Foto: Reprodução / Redes Sociais.

Trajetória de Xico Sá

Natural do Crato, Xico Sá iniciou a carreira jornalística no Recife. Ao longo de sua trajetória, participou de programas na TV Globo, GNT e TV Cultura. O jornalista é vencedor de prêmios importantes, como Esso, Folha, Abril e Comunique-se.

Atualmente, é colunista do Diário do Nordeste e apresentador do ICL Notícias. Reconhecido como uma das vozes mais influentes da literatura contemporânea brasileira, Xico Sá transita em suas obras entre humor, crítica social e afetividade.

Entre seus escritos estão “A Pátria em Sandálias da Humildade”“Os machões dançaram: crônicas de amor & sexo em tempo de homens vacilões”“O Livro das Mulheres Extraordinárias”“Big Jato”“Modos de Macho & Modinhas de Fêmea” e “Chabadabadá – o macho perdido e a fêmea que se acha”, entre outros.

Em 2022, seu novo romance “A Falta”, pelo selo Tusquets da Editora Planeta – foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura. Na Feira do Livro de 2024, lançou o “Cão Mijando no Caos” pelo selo Galáctico.

Postar um comentário

0 Comentários