Divisa CE/PE: pesquisadores da Assembleia Legislativa do Ceará iniciam estudo que visitará 99 localidades

 


Área na divisa entre CE e PE passará por estudos para solução amigável

Área na divisa entre CE e PE passará por estudos para solução amigável / Crédito: Candice Ballester/Iphan/DIVULGAÇÃO


Os pesquisadores da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) começam a visitar, nesta semana, 99 localidades na divisa entre Ceará e Pernambuco, em regiões que vivem impasse sobre as delimitações do que é cearense e o que é pernambucano. Reportagem do O POVO mostrou com detalhes a origem dos questionamentos e o desenrolar até esta etapa.

As áreas não estão em litígio ou em disputa, como acontece no caso entre o Ceará e o Piauí, e os trabalhos são feitos em colaboração com o estado vizinho. Com o eventual entendimento, a expectativa é de que se convertam em lei os pontos que definirão a divisa. A intenção é que apenas se adequem as linhas para manter o que já se encontra na realidade. Se existem escolas, postos de saúde que, historicamente, são ligados a um estado, a administração irá permanecer com aquele estado.

Diante da indefinição das linhas da divisa, estudos tem sido conduzidos para identificar o real posicionamento das delimitações, levando em consideração a administração histórica dos entes federativos e o sentimento de pertencimento das comunidades. 

Algumas informações técnicas já foram levantadas pelo Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec), vinculado à Alece. Os dados têm sido revisados com a entrada dos novos prefeitos para saber o que de fato existe e quais equipamentos são administrados nas áreas da divisa.

“A nossa preocupação é identificar os equipamentos públicos estaduais e municipais, quem os instalou e quem os mantém, comércios, igrejas, casas de farinhas e conversarmos com as comunidades para saber como elas se identificam, se cearenses ou pernambucanos”, explicou ao O POVO o coordenador do Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará, Luiz Carlos Mourão.

A previsão é de que as equipes passem cerca de 15 dias em deslocamento pelas regiões, mas, pela extensão, há a possibilidade de novas visitas. “Queremos identificar, na divisa, até que áreas o Ceará administra e a partir de onde começa a administração de Pernambuco”, ressaltou.

Veja as regiões que serão visitadas

Limites entre:

  • Salitre com Araripina e Ipubi;
  • Araripe com Ipubi e Bodocó;
  • Santana do Cariri com Exu;
  • Crato com Exu e Moreilândia;
  • Jardim com Moreilândia e Serrita


                                    o Povo 

Postar um comentário

0 Comentários